Direito Tributário

Modelo de Resposta à Impugnação de Exceção de Pré-Executividade | Adv.Silvia

Resumo com Inteligência Artificial

A peça é uma réplica à impugnação de exceção de pré-executividade, alegando a prescrição do crédito tributário, com base no art. 174 do CTN. A defesa argumenta que a exequente não apresentou fundamentos suficientes para contestar a prescrição e pede a improcedência da ação, além de honorários sucumbenciais.

1.2 milvisualizações

32downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DA VARA FEDERAL CIVEL E CRIMINAL DA SUBSEÇÃO JUCIDICIÁRIA DE $[processo_cidade] – $[processo_estado]

 

 

 

 

 

PROCESSO: $[processo_numero_cnj]

 

 

 

 

 

$[parte_autor_nome_completo] E $[parte_autor_nome_completo], devidamente qualificados nos autos da EXECUÇÃO FISCAL, que lhe move INMETRO – INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL, legalmente representado por sua advogada, instrumento procuratório constante dos autos, vêm, respeitosamente à presença de Vossa Excelência, em cumprimento ao despacho exarado nos autos, apresentar

 

RÉPLICA DA IMPUGNAÇÃO À EXCEÇÃO DE PRÉ-EXECUTIVIDADE

 

I – DAS ALEGAÇÕES APRESENTADAS

 

Inicialmente, é importante salientar que as alegações trazidas aos autos, não podem prosperar, tendo em vista a ausência de fundamentação capaz de mudar ou alterar as condições do Status em que se encontra o processo.

 

Isso porque, o ponto focal está diretamente relacionado ao Instituto da Prescrição, suscitado pela Executada na parte inicial da EXCEÇÃO oposta, e não contestada pela Exequente, por estar bastante evidente nos autos, vez que o Crédito Tributário em epígrafe, teve a sua constituição definitiva em $[geral_data_generica],  sendo a Ação de Execução Fiscal ajuizada em $[geral_data_generica], e o Executado se apresentado expontaneamente  nos  autos em  $[geral_data_generica],  ao  ser noticiado de processo que tramitada em seu desfavor, neste Juízo. 

 

É cediço, que a Ação de Cobrança/Execução Fiscal, prescreve em 05 (cinco) anos, sendo que a data a ser considerada é a da Constituição definitiva do crédito, conforme estabelece os ditames legais contidos no art. 174 do Código Tributário Nacional, restando evidente que a pretensão da Excepta em receber o suposto crédito perdeu a sua eficácia, tendo em vista estar prescrito.

 

Requer deste Juízo, seja a pretensão da Exequente julgada Improcedente, tendo em vista a Prescrição.

 

II– DA GARANTIA DO JUÍZO

 

Alega a Excepta em sua defesa, que a Excipiente deixou de realizar o Depósito em garantia do Juízo, requerendo que sejam os mesmos rejeitados de pronto.

 

Razão porém não lhes assiste, sendo a alegada preliminar completamente frágil, pois o art. 14 do CPC assim estabelece:

 

Art. 914 – o executado, independentemente de penhora, depósito ou caução, poderá se opor à execução, por meio de embargos.

 

É cediço, que os Embargos representam a Defesa do Executado no processo, tratando-se de medida facultativa, vez que pode ser ou não  opostos, tendo por garantia a existência de Penhora, depósito ou caução.

 

A pretensão da parte Embargante quando da oposição de Embargos é desconstituir o título executivo em Execução, ou mesmo anular o mesmo, daí como vai depositar valores, se dos mesmos discorda, existindo portando total incongruência sob o ponto de vista da razoabilidade.

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês