Direito de Trânsito

[Modelo] de Recurso Administrativo | Nulidade em Infração de Trânsito por Falta de Notificação

Resumo com Inteligência Artificial

Recurso administrativo contra penalidade por infração de trânsito, alegando nulidade absoluta pela falta de notificação adequada. A recorrente argumenta violação ao devido processo legal e pede a anulação da multa, com efeito suspensivo caso não haja julgamento em 30 dias.

40visualizações

0downloads

Sobre este documento

Petição

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE INFRAÇÃO DE TRÂNSITO DA SUPERINTENDÊNCIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO – SUMTRAN

 

 

 

 

 

AIT n.º $[geral_informacao_generica]

 

 

 

 

 

$[parte_autor_nome_completo], $[parte_autor_nacionalidade], $[parte_autor_maioridade], $[parte_autor_estado_civil], $[parte_autor_profissao], inscrito no CPF sob o nº $[parte_autor_cpf], RG nº $[parte_autor_rg], residente e domiciliado $[parte_autor_endereco_completo], vem à douta presença de Vossa Senhoria interpor

 

RECURSO

 

contra aplicação de  penalidade  por  suposta infração de trânsito, com fulcro no artigo 282, §§ 4º e 5º do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, nos termos e fundamentos legais a seguir expostos.

 

DOS FATOS

 

Considerando que no dia $[geral_data_generica], por volta das 08h:46min , esta subscritora foi autuado por ter supostamente violado o artigo 186, inciso II, do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, conforme Notificação de Imposição de Penalidade anexa.

 

DA LEGITIMIDADE PARA RECORRER

 

A Recorrente possui interesse processual, tendo em vista que é a legítima proprietária do veículo, conforme comprovação pelo documento (CRLV) acostado ao presente recurso. Destarte, a Recorrente possui todas as condições necessárias para processamento do Recurso acostado, conforme artigo 2º da Resolução n.º 299/2008 do CONTRAN.

 

Art. 2º – É parte legítima para apresentar defesa de autuação ou recurso em 1ª e 2ª instâncias contra a imposição de penalidade de multa a pessoa física ou jurídica proprietária do veículo, o condutor, devidamente identificado, o embarcador e o transportador, responsável pela infração.

 

DA TEMPESTIVIDADE DO RECURSO

 

O Recurso foi protocolado no dia $[geral_data_generica]. Observa-se, desde logo, que o recurso é tempestivo, conforme artigo 4º, inciso I, da Resolução n.º 299 do CONTRAN.

 

PRELIMINARMENTE

 

Preliminarmente, é importante deixar consignado que a Recorrente não recebeu a Notificação de Autuação de Infração – NAI, apenas recebendo a Notificação de Imposição de Penalidade – NIP, em meados do mês de outubro do ano de 2021.

 

É importante consignar aos membros e julgadores da JARI que não há nos autos deste processo administrativo de trânsito nenhuma comprovação da ciência do recebimento da NAI, tampouco da NIP. Tal fato é gravíssimo, uma vez que o órgão municipal está impondo sanções as pessoas/administrados sem o respeito ao princípio do devido processo legal, principalmente quanto aos princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório.  

 

Ademais, a comprovação da ciência do recebimento da NAI/NIP é tão importante para a observância do devido processo legal que o STJ – Superior Tribunal de Justiça editou a súmula 312. Nesse sentido é o entendimento sumulado pelo Superior Tribunal de Justiça:

 

Súmula 312 do STJ: No processo administrativo para a imposição de multa de trânsito, são necessárias as notificações da autuação e da aplicação da pena decorrente da infração.

 

Observa-se, desde logo, que a Recorrente encontra-se em flagrante prejuízo ante a inobservância do procedimento legal (supressão de uma etapa processual – defesa prévia), bem como a possibilidade de realizar o procedimento de identificação do condutor infrator, caso quisesse. Há, portanto, erro gravíssimo na instrução do processo.

 

Assim, com fulcro no artigo 13, da Resolução n.º 619 do CONTRAN, uma vez …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 89,90
Mais escolhido
/mês

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca Avançada de Jurisprudência

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Gerador de Petições com IA
3 créditos /mês

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão