Direito do Consumidor

[Modelo] de Petição Inicial Indenizatória | Obrigação de Fazer e Danos Morais por Compra Online

Resumo com Inteligência Artificial

A autora busca indenização por danos morais e obrigação de fazer após não receber a montagem de um armário adquirido pela internet, entregue com defeito. Alega frustração e transtornos devido ao descumprimento do prazo e má prestação de serviço pela ré, solicitando tutela antecipada para entrega imediata do produto.

25visualizações

3downloads

Sobre este documento

Petição

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DO  JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA CIRCUNSCRIÇÃO JUDICIÁRIA de $[PROCESSO_COMARCA] - $[PROCESSO_UF]

 

 

 

 

 

 

 

 

$[parte_autor_nome_completo], $[parte_autor_estado_civil], $[parte_autor_profissao], $[parte_autor_rg], $[parte_autor_cpf], residente e domiciliado $[parte_autor_endereco_completo], vem, por sua advogada signatária, constituída mediante instrumento de Procuração em anexo (doc.   ), com endereço profissional na Rua do, Centro, onde recebem intimações, à presença de V. Exa propor:

AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER C/C INDENIZAÇÃO POR DANO MORAL C/C TUTELA ANTECIPADA

 

em face da $[parte_reu_razao_social], $[parte_reu_cnpj], pessoa jurídica de direito privado, com sede $[parte_reu_endereco_completo] pelos motivos fáticos e jurídicos a seguir expostos:

 

GRATUIDADE DE JUSTIÇA

 

Inicialmente, afirma, sob as penas da Lei, que não possui condições financeiras para arcar com o pagamento das custas judiciais e honorários advocatícios sem prejuízo do sustento próprio e de sua família, sendo assim, beneficiário da GRATUIDADE DE JUSTIÇA, nos termos da Lei 1060/50, com as alterações introduzidas pela Lei 7.510/86.

 

DOS FATOS

 

No dia 27 de março de 2010, a Autora adquiriu junto à empresa Ré, através do site da mesma ($[geral_informacao_generica]), um armário com 06 portas, 08 gavetas, da marca $[geral_informacao_generica] c/ pés, no valor de R$ 399,00 (trezentos e noventa e nove reais), parcelados no cartão da Autora, conforme doc. em anexo. 

 

No momento da compra, havia a informação que o armário seria montado em 03 (três) dias. Desta forma, o produto foi entregue no prazo combinado, mas chegou na residência da autora, com defeito, ou seja a porta do armário estava quebrada.   

                    

Inconformada com tal situação, a Autora entrou em contato com a Ré e esta lhe pediu um prazo de três dias para fazer a troca do produto defeituoso. Acontece que já se passaram mais de 20 dias da data da compra e o montador da Ré não apareceu com o novo armário para montar.

 

Com isso, dias foram se passando sem que a Autora recebesse o produto que havia adquirido, e mesmo ligando diversas vezes (atendentes: $[geral_informacao_generica], $[geral_informacao_generica] e outras),  a única coisa que conseguiu foi aborrecimentos, pois marcavam varias datas de entrega, a Autora ficava aguardando e não aparecia ninguém para cumprir com a obrigação.

 

Frustrada com tal situação, a Autora tentou mais um contato com a Ré, gerando protocolo nº, informando da necessidade que estava do produto adquirido e a atendente informou que até sábado dia 17 de março de 2010, o montador da empresa-ré estaria na residência da Autora.  

 

Frisa-se, que a Autora adquiriu o produto através do site, por grande necessidade e que o produto foi entregue com defeito (porta quebrada), não servindo para finalidade desejada.

 

Esclarece que além deste transtorno, o armário continua dentro da caixa na residência da Autora, ocupando espaço e trazendo aborrecimentos para a Autora. Indignada com a “enrolação” que esta sofrendo por parte da Ré, a Autora esta insatisfeita com a prestação de serviço da Ré, pois as informações não foram claras, nem objetivas e ainda lesava seu direito de consumidora. 

 

 Cabe salientar que a obrigação de fazer não foi cumprida, até a presente data e que todo transtorno e constrangimento sofridos pela Autora, conforme os fatos narrados, deve ser reconhecido por este MM. Juízo, uma indenização de cunho compensatório e punitivo.

 

Desta forma a Autora vem buscar na Justiça a devida reparação dos danos que a Ré o impôs, por inobservância do dever objetivo de zelo e cuidado, gerando um abalo moral a mesma.

 

DOS FUNDAMENTOS

1- DO DANO MORAL

 

Face ao exposto, há RESPONSABILIDADE da Ré pelos DANOS MORAIS causados a Autora

 

Por tudo que foi relatado, constata-se que a Autora sofreu um aborrecimento absurdo, pois adquiriu um produto que não foi entregue no prazo estabelecido pela Ré, bem como passou por vários transtornos com o péssimo atendimento e a falta de informação ocasionada pela ré. Outrossim, pelos motivos anteriormente expostos, sendo com isso atingido diretamente em sua dignidade de consumidor.

 

Diante dos  fatos  acima  relatados, mostra-se patente a configuração dos “danos morais” sofridos pela Autora.

 

A moral é reconhecida como bem jurídico, recebendo dos mais diversos diplomas legais a devida proteção, inclusive amparada pelo art. 5º, inc. V, da Carta Magna/1988:

 

“Art. 5º (omissis):

 

V – é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;”

 

Outrossim, o art. 186 e o art. 927, do Código Civil de 2002, assim estabelecem:

 

“Art. 186 – Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.”

“Art. 927 – Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.