Direito Civil

Modelo de Inicial. Substituição de Curador. Tutela Antecipada | Adv.Vanessa

Resumo com Inteligência Artificial

Ação de substituição de curador, com pedido de tutela antecipada, devido ao falecimento da genitora da interditada. A autora busca nomeação provisória como curadora, alegando urgência para evitar prejuízos à requerida, que precisa de representação legal para acessar benefícios do INSS.

97visualizações

8downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA $[processo_vara] VARA DE FAMÍLIA DA comarca de $[processo_comarca] - $[processo_uf] 

 

 

 

 

 

U-R-G-E-N-T-E

 

 

 

 

 

$[parte_autor_qualificacao_completa], representado por seus procuradores abaixo firmado, vem à presença de Vossa Excelência propor

 

AÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO DE CURATELA COM PEDIDO DE ANTECIPAÇÃO DE TUTELA

 

em face $[parte_reu_qualificacao_completa], pelos fundamentos fáticos e jurídicos que ora passa a expor:

 

DOS FATOS

 

A demandada é interditada por força de decisão judicial desta comarca, desde 29/05/2015, sendo nomeada como curadora sua genitora, Sra. $[parte_autor_nome], conforme se faz prova em anexo.

 

Ocorre que, sua genitora, faleceu em 13/07/2020, razão pela qual se faz necessário a substituição da curadora para suprir as necessidades da requerida.

 

Deste modo, havendo a necessidade de regularização e nomeação de novo curador à Requerida, vem a autora a juízo postular seja nomeado ao encargo.

 

Ademais, considerando que a Sra. $[parte_reu_nome] já é interditada, com decisão transitada em julgado e anotada em seu registro civil, não se faz necessária maior dilação probatória, pois já foi reconhecida pelo Poder Judiciário a necessidade de ele ser curatelado.

 

DOS FUNDAMENTOS JURÍDICOS

 

A pretensão da parte Autora encontra respaldo legal nos artigos 1.767, I, do Código Civil e 747, II, do Novo Código de Processo Civil, que assim dispõem:

 

Código Civil

 

Art. 1.767. Estão sujeitos a curatela:

I - aqueles que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para os atos da vida civil;

(...)

 

Novo Código de Processo Civil

 

Art. 747. A interdição pode ser promovida:

[...]

II - pelos parentes ou tutores;

 

Assim, já sendo sabida a necessidade de a Requerida ser representado por curador, diante das patologias mentais a que acometido, se faz imperativo o ajuizamento do presente. Aliás, o pedido está de acordo com a legislação relacionada, sendo a autora a pessoa mais adequada para representar a Requerida (diante do óbito dos pais e ausência de notícias de eventuais parentes).

 

ANTECIPAÇÃO DE TUTELA

 

A tutela de urgência tem previsão no art. 300 do Novo Código de Processo Civil, e será deferida quando houver elementos que …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 89,90
Mais escolhido
/mês

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca Avançada de Jurisprudência

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Gerador de Petições com IA
3 créditos /mês

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão