Direito de Família

Modelo de Inicial. Investigação de Paternidade. Alimentos. Retificação de Registro | Adv.Danielly

Resumo com Inteligência Artificial

Ação de investigação de paternidade para reconhecimento formal da paternidade da menor, com pedido de exame de DNA e, em caso de negativa, retificação do registro de nascimento. Também requer fixação de alimentos definitivos, considerando as necessidades da criança e a capacidade do suposto genitor.

103visualizações

3downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA $[PROCESSO_VARA] VARA DA FAMÍLIA E SUCESSÕES DA COMARCA DE $[PROCESSO_COMARCA] - $[PROCESSO_UF]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

$[parte_autor_nome_completo],$[parte_autor_nacionalidade], $[parte_autor_estado_civil], $[parte_autor_profissao], portador do $[parte_autor_rg] e inscrito no $[parte_autor_cpf], residente e domiciliado na $[parte_autor_endereco_completo], vem, mui respeitosamente perante V. Exa. através dos procuradores in fine assinados, propor a presente

 

AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE C/C ALIMENTOS C/C RETIFICAÇÃO DE REGISTRO DE NASCIMENTO 

 

em face de$[parte_reu_nome_completo], $[parte_reu_nacionalidade], $[parte_reu_estado_civil], $[parte_reu_profissao], inscrito no $[parte_reu_cpf] e $[parte_reu_rg], residente e domiciliado na $[parte_reu_endereco_completo], pelos fatos e motivos que passa a expor. 

 

DOS FATOS QUE AMPARAM A PETIÇÃO INICIAL 

 

A menor nasceu nesta cidade, no dia 19/01/2002, conforme faz prova com a certidão de nascimento inclusa aos autos. 

 

A menor, apesar de ter sido registrada pelo requerido, nunca teve vínculo com o mesmo e família. 

 

A genitora e o réu têm dúvidas sobre a paternidade, pois tiveram na época um relacionamento rápido e conturbado. O problema é que a menor esta cobrando de sua genitora a convivência com seu suposto genitor, pois nunca ouve carinho da parte deste com a menor, diante desta situação a menor esta aparentemente triste e transtornada, pois já é uma adolescente. 

 

Diante do exposto o suposto genitor tem ciência que a genitora entraria com a presente ação, afim de resolver a situação da menor. 

 

DO DIREITO AO RECONHECIMENTO DA PATERNIDADE 

 

O direito da autora vem primordialmente amparado no Estatuto da criança e do Adolescente em especial em seu artigo 27 que assim dispõe: 

 

Art. 27, o reconhecimento do estado de filiação é direito personalíssimo, indisponível e imprescritível, podendo ser exercitado contra os pais ou seus herdeiros, sem qualquer restrição, observado o segredo de Justiça. 

 

Tal artigo consubstancia a pretensão da autora, visto que trata-se de direito indisponível e imprescritível, da mesma forma eu amparada pela lei n° 8.560 de 1992, que dispõe em seu artigo 2°-A: 

 

Art. 2o-A.  Na ação de investigação de paternidade, todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, serão hábeis para provar a verdade dos fatos. 

Parágrafo único.  A recusa do réu em se submeter ao exame de código genético - DNA gerará a presunção da paternidade, a ser apreciada em conjunto com o contexto probatório. 

 

Trata-se, portanto, do necessário, reconhecimento de paternidade para que a adolescente tenha condições de requerer seus direitos necessários para um desenvolvimento saudável, pois o genitor nunca contribuiu com sustento da menor. 

 

A genitora não tem outro meio, se não este desta ação, para provar a paternidade. E depois do resultado resolver de vez a situação da menor. 

 

Assim…

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 89,90
Mais escolhido
/mês

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca Avançada de Jurisprudência

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Gerador de Petições com IA
3 créditos /mês

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão