Petição
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL da $[processo_vara] vara DO JUIZADO FEDERAL SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE $[processo_comarca] - $[processo_uf]
$[parte_autor_qualificacao_completa], vem por sua procuradora infra-assinada, com escritório profissional situado à Rua $[advogado_endereco], onde recebe intimações, vem perante Vossa Excelência apresentar:
AÇÃO INDENIZATÓRIA c/c DANOS MORAIS
Em face da $[parte_reu_qualificacao_completa], pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:
I - DA GRATUIDADE DA JUSTIÇA
Inicialmente, requer a concessão da Justiça Gratuita, por não poder arcar com o pagamento das custas do processo e honorários de advogado, sem prejuízo para o sustento próprio e de sua família, na forma do artigo 4º da Lei nº 1.060/50 e 7.510/86. Declaração em anexo.
II – DOS FATOS
O Autor possui conta na $[geral_informacao_generica], ocorre que se mudou para a Cidade de $[geral_informacao_generica], onde continuou utilizando o seu cartão normalmente, realizando suas transações como sempre fizera.
O Sr $[parte_autor_nome] se dirigiu até um Supermercado da cidade juntamente com sua família a fim de fazer as compras de seus alimentos, contudo no momento em que fora pagar as compras com seu cartão débito e conta poupança que mantém junto ao referido banco, a funcionária do Supermercado o informou que seu cartão estava bloqueado e que infelizmente o autor não poderia finalizar as compras desejadas.
Como não tinha dinheiro em mãos naquele momento, o Autor teve que deixar suas compras no caixa, sendo que todos os clientes que ali estavam presenciaram a cena deixando o Autor e sua família extremamente constrangidos.
O Sr $[parte_autor_nome] foi até a agência da $[geral_informacao_generica], a fim de descobrir o motivo do seu cartão estar bloqueado, haja vista o mesmo ter validade até Abril de 2020. Lá foi informado pela atendente que deveria ir até a cidade de $[geral_informacao_generica] pegar outro cartão e transferir a conta para $[geral_informacao_generica], ou poderia sacar apenas a quantia de R$100,00 (cem reais).
No momento em que soube o motivo pelo qual seu cartão estava bloqueado, se sentiu constrangido, pois conhecidos ouvirem tal barbaridade, pois conheciam o Autor e sempre acreditaram em seu caráter. Com isso, a dor do constrangimento foi incalculável, a injustiça de ser impedido de utilizar seu dinheiro como deveria, foi o ápice para sua derrota.
O Autor sentiu-se totalmente lesado, pois não recebeu correspondência, ou até mesmo ligação alguma do Banco para avisá-lo com antecedência. Nas diversas vezes que utilizou seu cartão jamais apareceu qualquer informação na tela do caixa eletrônico. Importante salientar que o Autor é pessoa humilde e conta apenas com seu salário para se sustentar sua família, contudo está impossibilitado de utilizá-lo como deveria, bem como utilizar o seu cartão e movimentar seu dinheiro como gostaria.
A atitude irresponsável do banco requerido, além de indignação, está a provocar sérios danos à imagem do requerente, cidadão honesto que sempre se valeu exclusivamente de seu bom nome e imagem ilibada para ter crédito na praça e assim poder trabalhar e sustentar sua família, imagem essa que a requerida injustamente acabou por abalar, e que por isso deve responder pelos conseqüentes danos morais causados.
Assim, é que vem o Requerente propor a presente ação de indenização por danos morais para ser …