Direito Civil

[Modelo] de Ação Declaratória e Indenizatória | Reajuste Abusivo em Plano de Saúde

Resumo com Inteligência Artificial

Ação declaratória e indenizatória contra reajuste abusivo de 22,27% em plano de saúde, que excede o limite de 10% da ANS. Pedido de declaração de ilegalidade do reajuste, restituição em dobro dos valores pagos a mais e indenização por perda de tempo útil.

7visualizações

0downloads

Sobre este documento

Petição

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA $[PROCESSO_VARA] VARA DE CÍVEL DA COMARCA DE $[PROCESSO_COMARCA] - $[PROCESSO_UF]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

$[parte_autor_qualificacao_completa], vem perante V.Exª, por intermédio dos seus patronos devidamente constituídos ut instrumento de mandato anexo aos autos, apresentar

 

AÇÃO DECLARATÓRIA C/ INDENIZATÓRIA

 

em  face  de  $[parte_reu_qualificacao_completa],  mediante as anexas refutações factuais/jurídicas doravante delineadas.

 

I – DOS FATOS E FUNDAMENTOS JURÍDICOS DO PEDIDO

 

I.i. Declara o autor que é destinatário final do serviço de plano privado de assistência fornecido pela ré e que desde a celebração do referido pacto adimpliu tempestivamente todas as contraprestações pecuniárias (mensalidades) alusivas ao contrato em apreço. Contudo, a vindicada no mês de Julho do corrente ano impingiu um reajuste de aproximadamente 22,27% (vinte e dois vírgula vinte e sete por cento) sobre a respectiva contraprestação, inobstante a Agência Nacional de Saúde (ANS) ter estabelecido um limiar de 10% (dez por cento) para o corrente ano.

 

I.ii. Logo, considerando que tal limite foi inobservado pela vindicada, deve a mesma ser condenada a readequar as contraprestações pecuniárias (mensalidades) ao patamar estabelecido pelo órgão regulador supramencionado ou no mínimo a parâmetros razoáveis1 sob pena de onerar em demasia o consumidor e também chafurdar: o princípio da equidade, as cláusulas gerais da boa-fé objetiva, o equilíbrio e ainda o caráter sinalagmático que devem integrar os contratos de consumo vez que aumentos excessivamente elevados impossibilitam a permanência do consumidor no plano. Outrossim, deverá ser condenada a restituir as quantias pagas pelo acionante que sobrepujaram o limite supradito e torná-lo indene em virtude da perda de tempo útil (desvio produtivo) que lhe foi impingida. 

 

II – DO PEDIDO E DOS REQUERIMENTOS

 

II.i. Considerando que o conflito historiado no bojo da presente peça de ingresso não foi harmonicamente solucionado até o presente momento, pugna o acionante pelo acolhimento da pretensão deduzida em juízo, pelo julgamento PROCEDENTE dos pedidos e pelo DEFERIMENTO dos requerimentos a …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.