Direito Processual Civil

[Modelo] de Alvará Judicial para Liberação de Valores de Conta Poupança | Herança Sem Bens

Resumo com Inteligência Artificial

O requerente, filho da falecida, solicita alvará judicial para levantamento de valores de conta poupança da mãe, que morreu sem deixar bens e testamento. Ele busca autorização para encerrar a conta e requer justiça gratuita, alegando necessidade financeira.

36visualizações

16downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUÍZ(A) DE DIREITO DA $[processo_vara] VARA CÍVEL DA COMARCA DE $[processo_comarca] - $[processo_estado].

 

 

 

 

 

 

 

 

$[parte_autor_nome_completo], $[parte_autor_nacionalidade], $[parte_autor_maioridade], $[parte_autor_estado_civil], $[parte_autor_profissao], inscrito no CPF sob o nº $[parte_autor_cpf], RG nº $[parte_autor_rg], residente e domiciliado $[parte_autor_endereco_completo], através de sua advogada e procuradora que esta subscreve, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, ajuizar o presente pedido de 

ALVARÁ JUDICIAL,

observando-se o procedimento previsto no artigo 719 a 725 do Código de Processo Civil, para levantamento de valores eventualmente deixados por $[parte_reu_nome_completo], de cujus, certidão de óbito em anexo, foi portadora da cédula de identidade RG $[parte_reu_rg] e inscrita no CPF/MF sob o $[parte_reu_cpf], falecida em $[geral_data_generica], pelas razões abaixo expostas.

DA JUSTIÇA GRATUITA

Inicialmente, requer a concessão da Assistência Judiciária Gratuita, nos termos do artigo 98 e 99, § 4º do Código de Processo Civil e artigo 4º da Lei 1.060/50, por não possuir recursos suficientes para suprir as custas processuais sem prejuízo de seu sustento, de acordo com os documentos da Assistência Judiciaria em anexo.

DOS FATOS

O requerente é filho da senhora $[geral_informacao_generica], que faleceu, sem deixar testamento, no dia $[geral_data_generica], conforme certidão de óbito anexa.

 

A falecida era divorciada há muitos anos (certidão anexada), e não deixou bens a inventariar.

 

Observa-se, também, que não constam dependentes habilitados à pensão por morte junto ao INSS (doc. 2).

 

O requerente é o único sucessor da mãe falecida, sendo, portanto, quem de direito se deve transferir a titularidade dos valores em pecúnia compreendidos em vida.

 

Quando da morte da falecida, esta deixou uma pequena quantia na conta poupança, junto à Caixa Econômica Federal.

 

Conforme demonstrativo de extrato em anexo (doc. 3), a quantia perfaz um total de R$ $[geral_informacao_generica] a título de saldo disponível em conta poupança, Agência $[geral_informacao_generica], Conta $[geral_informacao_generica], da Caixa Econômica Federal, da cidade de $[geral_informacao_generica].

 

Ademais, a de cujus era titular da conta do $[geral_informacao_generica] - CNPJ/MF $[geral_informacao_generica], pois era costureira e adquiriu a máquina de cartão para facilitar pagamentos do seu trabalho.

 

O …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 89,90
Mais escolhido
/mês

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca Avançada de Jurisprudência

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Gerador de Petições com IA
3 créditos /mês

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão