Direito Administrativo

Modelo de Defesa Administrativa. Falta Grave. Servidor Público. Processo Administrativo Disciplinar | Adv.Lucélia

Resumo com Inteligência Artificial

Defesa administrativa de servidor público indiciado por falta grave. Alega ausência de provas de conduta ilícita e busca absolvição sumária, sustentando que suas ações foram corretas e que não houve dolo ou culpa. Pede aplicação da pena mínima, caso não seja acolhida a absolvição.

187visualizações

13downloads

Sobre este documento

Petição

Ilmo. Sr. Presidente da Comissão Processante instituída pelas Portarias de números $[geral_informacao_generica]

 

 

 

 

 

 

 

 

$[parte_autor_razao_social], já qualificado anteriormente, vem por seu procurador abaixo assinado apresentar

 

DEFESA

 

pelas questões de fato e de direito a seguir aduzidas:

 

O Servidor supracitado foi indiciado por haver, em tese, infringido o disposto no inciso $[geral_informacao_generica], art. $[geral_informacao_generica], da Lei nº $[geral_informacao_generica], considerada falta de natureza grave, estando sujeito à pena de suspensão prevista no inciso $[geral_informacao_generica], do art. $[geral_informacao_generica], da mesma norma. Sujeita-se, também, à responsabilização civil para reparação de prejuízo financeiro sofrido pelo instituto, face às irregularidades apontadas no relatório da auditoria, nos termos dos arts. $[geral_informacao_generica] e $[geral_informacao_generica], da lei supracitada.

 

Conforme consta na Ata de Encerramento da Instrução Processual, entendeu a Comissão pelo indiciamento do servidor supracitado, por ter o mesmo:

 

“... Deixado de observar normas legais e regulamentares quando da coordenação e gerenciamento do $[geral_informacao_generica], de modo a evitar as graves irregularidades apontadas no Relatório de Auditoria...”

 

Nestes termos, informa a douta Comissão como penalidades a de suspensão (art. $[geral_informacao_generica]) e a de demissão a bem do serviço público (art. $[geral_informacao_generica]).

 

Preliminarmente observamos que a Portaria que determina a instauração do PAD em desfavor do servidor supracitado não aponta a possibilidade de demissão, motivo pelo qual a possibilidade de aplicação de tal penalidade deve ser afastada.

 

No mérito, não há provas, sequer indícios, que indiquem o já citado servidor como autor de qualquer ilícito passível de punição. Vejamos.

 

Trata-se de penalização por não observância de normas regulamentares, fato este que teria permitido a ocorrência de rasuras em documentos, gerando prejuízos ao Instituto, no período em que foi Gerente da Unidade, nos anos de $[geral_informacao_generica] $[geral_informacao_generica].

 

O depoimento de fls. $[geral_informacao_generica], informa que o servidor já vinha tomando as providências necessárias à eliminação de toda e qualquer possibilidade de adulteração de documentos, desde $[geral_informacao_generica], sem apoio da Administração do Instituto. O mesmo documento certifica a qualidade dos controles adotados pelo Servidor.

 

DO DIREITO

 

Sem parâmetros no Direito Administrativo para análise da imputabilidade no caso em questão, buscamos subsídio no Direito Penal que, segundo o Prof. Francisco de Assis Toledo (in Princípios Básicos de Direito Penal, Saraiva, 2002), é a parte do ordenamento jurídico que, estabelecendo e definindo o fato punível, dispõe sobre quem por ele deva responder, fixando a pena ou medida de segurança cabível.

 

Tal ramo do Direito traz como um de seus princípios o da humanidade, que aponta o homem como fim (e não como meio) das relações jurídicas, postulando a racionalidade (sentido humano) e a proporcionalidade da pena. Já o Direito Processual Penal, também analisado de forma análoga para o caso em questão, aponta os princípios:

 

- da verdade real, …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.