Petição
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR RELATOR DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO $[processo_Estado]
Processo nº $[processo_numero_cnj]
| Resumo |
|
1. AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER AJUIZADA PELO AGRAVANTE 2. AUSÊNCIA DOS REQUISITOS AUTORIZADORES DA TUTELA DE URGÊNCIA 3. CONDENAÇÃO AO PAGAMENTO DOS HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS 4. NECESSIDADE DE MANUTENÇÃO INTEGRAL DA DECISÃO RECORRIDA
|
$[parte_autor_nome_completo], devidamente qualificado nos autos do processo em epígrafe, por intermédio de seu procurador infra-assinado, conforme instrumento de mandato anexo, com escritório profissional situado na $[advogado_endereco], vem, respeitosamente à presença de Vossa Excelência, apresentar suas
CONTRARRAZÕES AO AGRAVO DE INSTRUMENTO
com fulcro nos Arts. 1.015, inciso I e 1.019, inciso II, ambos do Código de Processo Civil, em face do recurso interposto por $[parte_reu_nome_completo], inconformado com a decisão interlocutória que indeferiu a tutela provisória de urgência antecipada requerida, tendo em vista o não preenchimento dos requisitos necessários, pelas razões de fato e de direito a seguir expostas.
Requer-se, desde já que as presentes contrarrazões sejam recebidas e regularmente processadas, para fins de inadmitir o Agravo de Instrumento em questão.
$[informacao_generica_cidade], $[geral_data_extenso].
Nestes termos, pede deferimento.
$[advogado_assinatura]
$[advogado_nome_completo]
$[advogado_oab]
EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTILA DO ESTADO DE $[PROCESSO_UF]
CONTRARRAZÕES AO AGRAVO DE INSTRUMENTO
AGRAVANTE: $[PARTE_AUTOR_NOME_COMPLETO]
AGRAVADO: $[PARTE_REU_NOME_COMPLETO]
PROCESSO N°: $[PROCESSO_NUMERO_CNJ]
ORIGEM: JUÍZO DA $[PROCESO_VARA] VARA CÍVEL DA COMARCA DE $[PROCESSO_COMARCA] DO ESTADO DE $[PROCESSO_UF]
COLENDA TURMA,
EMÉRITOS DESEMBARGADORES,
I. DA TEMPESTIVIDADE
O Agravado foi regularmente intimado da interposição do Agravo de Instrumento por meio do Diário da Justiça Eletrônico em $[geral_data_generica], data em que restou formalmente cientificado da decisão atacada e do recurso interposto pelo Agravante.
Assim, iniciou-se o prazo legal para apresentação de resposta no dia $[geral_data_generica].
Nos termos dos Arts. 1.003, §5º, e 1.019, II, do Código de Processo Civil, o prazo para responder ao agravo é de 15 (quinze) dias.
Diante disso, considerando a presente data, resta demonstrada a tempestividade das presentes contrarrazões, motivo pelo qual se impõe o seu regular recebimento e processamento.
II. DA SÍNTESE DO PROCESSO
O Agravante ajuizou Ação de Obrigação de Fazer Cumulada com Indenização em face do Agravado, pleiteando em caráter de tutela antecipada, a imediata entrega de 10 (dez) máquinas industriais, que representam o objeto do Contrato de Compra e Venda nº $[geral-informacao_generica] e, subsidiariamente, o bloqueio de valores depositados em conta corrente do Agravado, no importe de R$ $[geral_informacao_generica], a título de garantia do adimplemento contratual.
O juízo de primeiro grau indeferiu a tutela antecipada, por entender que não estavam demonstrados de forma suficiente os requisitos autorizadores, vejamos:
-
- $[treco_da_decisão];
- $[treco_da_decisão];
- $[treco_da_decisão].
Em síntese: restou demonstrado que, embora haja contrato entre as partes, existem controvérsias sobre a efetiva mora do Agravado (disputa sobre condições de entrega e aceitação técnica dos equipamentos) e existem comunicações eletrônicas (e-mails trocados) em que o Agravado informa estar providenciando inspeção técnica, o que fragiliza a alegação de risco de depreciação ou dissipação imediata do bem.
Inconformado com a decisão, o Agravante interpôs Agravo de Instrumento requerendo a reforma da decisão e a concessão da tutela pretendida, no entanto, seus argumentos não merecem prosperar, devendo ser mantida de forma integral a decisão proferida pelo juízo a quo.
III. DAS CONTRARRAZÕES RECURSAIS
De acordo com o Art. 300, caput, e §2º, ambos do CPC, temos que:
Art. 300. A tutela de urgência será concedida quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo.
(...)
§ 2º A tutela de urgência pode ser concedida liminarmente ou após justificação prévia.
No caso em questão, o Agravante não demonstrou de forma inequívoca o preenchimento dos requisitos autorizadores da tutela em questão.
A probabilidade do direito não está presente pois a controvérsia demanda de dilação probatór…