Direito Processual Civil

[Modelo] de Contestação em Ação de Usucapião | Improcedência e Omissão de Herdeiros

Resumo com Inteligência Artificial

Contestação em ação de usucapião, alegando improcedência do pedido, destacando a falta de cumprimento do lapso temporal e a omissão de herdeiros necessários. A ré requer assistência judiciária gratuita e a inclusão de herdeiros no polo passivo, além de prazos para juntada de documentos.

13visualizações

4downloads

Sobre este documento

Petição

EXMO SR DR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE $[processo_comarca] - $[processo_uf]

 

 

 

 

 

Proc. nº $[processo_numero_cnj]

 

 

 

 

 

$[parte_autor_nome_completo], $[parte_autor_nacionalidade], $[parte_autor_maioridade], $[parte_autor_estado_civil], $[parte_autor_profissao], inscrito no CPF sob o nº $[parte_autor_cpf], RG nº $[parte_autor_rg], residente e domiciliado $[parte_autor_endereco_completo], vem por meio desta apresentar

 

CONTESTAÇÃO

 

na presente demanda ajuizada por $[parte_reu_nome_completo], já qualificado nos autos do processo em epígrafe, pelos fatos e fundamentos que passa a expor.

 

DA GRATUIDADE DE JUSTIÇA

 

A ré e declara expressamente que é pobre na acepção legal, não possuindo meios para arcar com as custas processuais e honorários advocatícios, razão pela qual requer a assistência judiciária gratuita, na forma art. 1.072 do CPC, pois recebe menos de R$ $[geral_informacao_generica] mensais, tendo de pagar todas as suas contas com este valor, tais como alimentação, despesas com saúde, vestuário, enfim, todas as despesas presumíveis, sendo certo que o custo de vida já está muito mais alto do que consegue suportar.

 

Informa que NÃO DECLAROU imposto de renda, pois no ano exercício 2021 era isenta.

 

DOS FATOS E FUNDAMENTOS

 

A contestante é filha de $[geral_informacao_generica], falecida no seu parto, portanto, é neta e herdeira por representação de $[geral_informacao_generica], genitora do autor e dos demais réus que não são os confrontantes do imóvel.

 

Conforme consta da própria certidão de óbito da sua avó $[geral_informacao_generica] juntada pelo autor nos autos em Id $[geral_informacao_generica], acostada à petição inicial, $[geral_informacao_generica], além dos cinco réus citados, mais o autor, teve mais duas filhas, totalizando oito filhos, as quais não foram citadas e muito menos seus herdeiros: $[geral_informacao_generica] e $[geral_informacao_generica], falecidas antes da genitora $[geral_informacao_generica].

 

Por motivos desconhecidos, o autor OMITIU em sua petição inicial a existência da sua genitora, que somente deixou esta contestante como herdeira, e de $[geral_informacao_generica], também falecida filha de $[geral_informacao_generica], que deixou cerca de 9 (nove) filhos, alguns dos quais inclusive já questionaram a posse, que NUNCA foi ad usucapionem, do imóvel.

 

Tanto isso é verdade, que a ré $[geral_informacao_generica] RESIDIU NO IMÓVEL QUESTIONADO ATÉ O ANO DE 2018!!! Isso porque, tendo a sua genitora falecido no seu parto, esta ré foi criada pela sua avó $[geral_informacao_generica] como se filha fosse, inclusive cuidou de sua avó na doença que a acometeu e levou a óbito até o último dia de sua vida, quando após o triste óbito ainda permaneceu MAIS 4 ANOS RESIDINDO NO IMÓVEL, juntamente com seus tios o autor e a ré sua tia $[geral_informacao_generica], como sempre foi, tendo se mudado em 2018 por motivos exclusivamente profissionais.

 

A ré $[geral_informacao_generica] jamais, em hipótese alguma, abriu mão da posse do imóvel que detinha, mas tão somente permitiu benevolamente, que seus tios continuassem a residir no imóvel sem a cobrança de aluguéis, em forma de um comodato informal.

 

Inclusive, a alegação do autor de que foi o único filho que permaneceu residindo com a falecida $[geral_informacao_generica] é ESCANCARADAMENTE MENTIROSA, o que  esta ré provará por meio de documentos e testemunhas, Na verdade, o autor sempre residiu no imóvel com sua genitora, enquanto viveu, juntamente com a ré $[geral_informacao_generica] e esta ré (até 2018), e isso desde o nascimento de todos, tanto isso é verdade que A RÉ $[geral_informacao_generica] FOI CITADA NO MESMO ENDEREÇO DO AUTOR QUE CONSTA DA PETIÇÃO INICIAL. Não se sabe o motivo de a ré $[geral_informacao_generica] não ter contestado a presente, mas pelo discurso que sustenta parece que se encontra em erro em relação ao objeto do presente feito.

 

A ré $[geral_informacao_generica] tomou …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 89,90
Mais escolhido
/mês

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca Avançada de Jurisprudência

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Gerador de Petições com IA
3 créditos /mês

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão