Não encontrou o que queria?
Agora você pode gerar documentos jurídicos com segurança utilizando nossa Inteligência Artificial!
Contestação em Ação Revisional de Alimentos, argumentando falta de provas de alteração financeira do Requerente. Pedido para manutenção do valor da pensão alimentícia, alegando que o Autor não comprovou a necessidade de redução. Requer também assistência judiciária gratuita.
237visualizações
48downloads
Modelo de Contestação em Ação Revisional de Alimentos [2025]
Contestação | Revisional de Alimentos | Modelo | 2026
Modelo de Contestação. Revisional de Alimentos. Redução
Modelo de Contestação. Revisional de Alimentos. Redução
[Modelo] de Contestação em Ação Revisional de Alimentos | Manutenção de Pensão e Assistência Gratuita
Modelo de Contestação em Ação de Alimentos Provisórios [2025]
[Modelo] de Contestação em Ação Revisional de Alimentos | Proposta de Percentual e Assistência Judiciária
Ainda com dúvidas? Entre em contato com nossa equipe de especialistas.
Entrar em contatoO prazo para a apresentação desta contestação é de 15 dias, conforme os artigos 335 a 342 do Código de Processo Civil (CPC).
AO JUIZO DA $[PROCESSO_VARA]VARA DA FAMÍLIA E SUCESSÕES DA COMARCA DE $[PROCESSO_COMARCA] - $[PROCESSO_UF]
Processo nº $[processo_numero_cnj]
| Resumo |
|
|
$[parte_autor_nome_completo], neste ato representado por sua genitora $[parte_autor_representante_nome_completo],já qualificadonos autos da denominada AÇÃO REVISIONAL DE ALIMENTOS em epígrafe, promovida por $[parte_autor_nome_completo], por seu procurador infra assinado, vem à presença de Vossa Excelência, apresentar a
CONTESTAÇÃO
pelas razões de fato e de direito a seguir expostas:
O Requerido não possui condições financeiras para arcar com as custas processuais sem prejuízo do seu sustento e de sua família, razão pela qual pleiteia litigar sob o pálio da gratuidade judiciária, assegurada tanto ao Art. 5º inc. LXXIV da CF/88 como ao Art. 98 ss. do CPC.
Nesse sentido, junta-se comprovante de rendimentos que indicam perceber ele menos que 05 salários-mínimos, renda esta suficiente para a concessão da gratuidade judiciária, consoante precedentes jurisprudenciais:
AGRAVO DE INSTRUMENTO. FAMÍLIA. AÇÃO REVISIONAL DE ALIMENTOS. PEDIDO DE ASSISTÊNCIA GRATUITA. RENDA DO DEMANDANTE INFERIOR A 5 (CINCO) SALÁRIOS MÍNIMOS NACIONAIS. PROVA EFETIVA DA NECESSIDADE. DEFERIMENTO DA GRATUIDADE. Nos termos do art. 98, caput, do CPC, faz jus ao benefício da assistência judiciária a pessoa com insuficiência de recursos para pagar as custas, despesas processuais e honorários advocatícios. A alegação de insuficiência financeira prevista no § 3º do art. 99 do CPC, isoladamente, não serve para comprovar a necessidade da AJG, uma vez que gera presunção relativa, todavia, a prova de rendimentos mensais inferiores a 5 (cinco) salários mínimos assegura a gratuidade. Hipótese em que o demandante/agravante aufere renda mensal inferior a 5 salários mínimos nacionais, valor suficiente para a demonstração dos pressupostos para o deferimento da benesse. Precedentes do TJRS. Agravo de instrumento provido.
(Agravo de Instrumento, Nº 50140893020238217000, Sétima Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Sandra Brisolara Medeiros, Julgado em: 24-01-2023)
Dito isso, deve ser aceita a declaração de hipossuficiência e deferido o benefício da assistência judiciária gratuita ao Requerido.
A presente contestação é tempestiva, na medida em que respeita o prazo de 15 (quinze) dias, nos termos do Art. 335 do CPC.
Assim, tem-se que o prazo final para a referida contestação finda somente no dia $[geral_data_generica].
Conforme acordo judicial EVENTO/ID. $[geral_informacao_generica], ficou determinado que o Requerente deve pagar, a títulos de alimentos, o valor de R$ $[geral_informacao_generica].
O Autor propôs então ação revisional de alimentos, buscando a minoração da pensão alimentícia, …
Não encontrou o que queria?
Agora você pode gerar documentos jurídicos com segurança utilizando nossa Inteligência Artificial!
A previsão legal para este tipo de contestação está nos artigos 335 a 342 do Código de Processo Civil.
Este modelo é utilizado pelo réu para se defender das acusações feitas na petição inicial, permitindo que ele rebata os argumentos do autor, impugne as afirmações feitas e apresente sua defesa no litígio.
Para obter a assistência judiciária gratuita, é necessário comprovar a insuficiência de recursos, como rendimentos mensais inferiores a 5 salários mínimos, conforme precedentes jurisprudenciais.
Se o Requerente não comprovar a mudança na sua situação financeira, o pedido de redução do valor da pensão alimentícia pode ser indeferido, mantendo-se o valor anteriormente fixado.
Na fixação dos alimentos, aplica-se o princípio do binômio necessidade/possibilidade, conforme o artigo 1.694, § 1º, do Código Civil, que considera tanto as necessidades de quem recebe quanto a capacidade de quem paga.
Para revisar o valor da pensão alimentícia, deve ser comprovada uma mudança significativa na situação financeira de quem paga ou de quem recebe, conforme o artigo 1.699 do Código Civil.
Ainda com dúvidas? Entre em contato com nossa equipe de especialistas.
Entrar em contatoLegislação Atualizada
Doutrina Atualizada
Jurisprudência Atualizada
Tipografia Jurídica
Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.
Economize 20% no plano anual
+30 mil petições utilizadas na prática
Busca avançada de Jurisprudência
Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo
Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs
Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão
Editor de documentos com inteligência artificial
Gerador de Petições com IA
5 usos /mês
O plano anual é válido por 12 meses corridos contados a partir da data da assinatura.