Direito Penal

Modelo de Alegações Finais. Extinção de Punibilidade. Prescrição. Sonegação de Autos | Adv.Ricardo

Resumo com Inteligência Artificial

A defesa alega a prescrição da pretensão punitiva e requer a absolvição do réu, argumentando que sua conduta foi atípica por falta de intimação pessoal. Caso não seja aceita a absolvição, pede a declaração de extinção da punibilidade. Se condenado, solicita medidas restritivas e direito de recorrer em liberdade.

71visualizações

6downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA $[PROCESSO_VARA] VARA CRIMINAL DA COMARCA DE $[PROCESSO_COMARCA] - $[PROCESSO_UF]

 

 

 

 

 

Processo nº $[processo_numero_cnj]

 

 

 

 

 

$[parte_autor_nome_completo], Réu já devidamente qualificado no feito em epigrafe, por seu defensor dativo nomeado (Nomeação de fl. 90), comparece respeitosamente à ilustrada presença de Vossa Excelência, a fim de apresentar

 

ALEGAÇÕES FINAIS

 

por memoriais:

 

Inicialmente, cumpre registrar que a ocorrência da prescrição da pretensão punitiva.

 

Sobre o tema, citam-se os ensinamentos de Damásio de Jesus, segundo o qual:

 

"Na prescrição da pretensão punitiva, impropriamente denominada "prescrição da ação", a passagem do tempo sem o seu exercício faz com que o Estado perca o poder-dever de punir no que tange à pretensão (punitiva) de o Poder Judiciário apreciar a lide surgida com a prática da infração penal e aplicar a sanção respectiva. Titular do direito concreto de punir, o Estado o exerce por intermédio da ação penal, que tem por objeto direto a exigência de julgamento da própria pretensão punitiva e por objeto mediato a aplicação da sanção penal. Com o decurso do tempo sem seu exercício, o Estado vê extinta a punibilidade e, por consequência, perde o direito de ver satisfeitos aqueles dois objetos do processo." (JESUS, Damásio de. Prescrição Penal. 20ª ed., Saraiva, 2010, pg. 39)

 

Sabe-se que a ocorrência da prescrição da pretensão punitiva pode ser reconhecida de ofício, por se tratar de questão de ordem pública, mormente diante do preceito contido no artigo 61 do Código de Processo Penal ("em qualquer fase do processo, o juiz, se reconhecer extinta a punibilidade, deverá declará-lo de ofício").

 

Na hipótese dos autos, o Réu, em hipótese de condenação, provavelmente será condenado a 6 meses de detenção. Logo, de acordo com o inciso VI, do artigo 109 do Código Penal, o prazo prescricional é o de 2 (dois) anos.

 

As…

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.