Direito Previdenciário

[Modelo] de Ação Previdenciária | Concessão de Salário Maternidade e Início de Prova

Resumo com Inteligência Artificial

Ação previdenciária onde autora, segurada especial, solicita concessão de salário maternidade negada pelo INSS por falta de carência. Alega que possui início de prova documental e que atende requisitos legais, requerendo 120 dias de benefício, correção e juros de mora.

32visualizações

7downloads

Sobre este documento

Petição

 EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DO JUIZADO ESPECIAL ADJUNTO - SUBSEÇÃO DE PAULO AFONSO - SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DA $[processo_estado].

 

 

 

 

 

 

 

$[parte_autor_nome_completo],$[parte_autor_nacionalidade], $[parte_autor_estado_civil], $[parte_autor_profissao], RG nº.$[parte_autor_rg], CPF nº. $[parte_autor_cpf], residente e domiciliada no$[parte_autor_endereco_completo], por seus advogados que esta subscreve, constituído na forma do incluso instrumento de mandato, com escritório no endereço constante do rodapé, vem à presença de Vossa Excelência propor a presente

AÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE CONCESSÃO DO BENEFÍCIO DE SALÁRIO MATERNIDADE

em face do $[parte_reu_razao_social], também já cadastrado eletronicamente,  pelos seguintes fundamentos fáticos e jurídicos que passa a expor:

 

DOS FATOS

 

A Autora é segurada do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, na qualidade de segurada especial $[geral_informacao_generica], exercendo suas atividades $[geral_informacao_generica], em regime de economia familiar, sem utilização de mão de obra assalariada, conforme preconiza o artigo 11, VII, da Lei Previdenciária Nº. 8.213/91.

 

Ocorre que em $[geral_data_generica] postulou, junto ao Posto do INSS, a concessão do benefício de salário de maternidade, protocolado sob o nº.$[geral_informacao_generica], tendo em vista o nascimento de sua filha, $[geral_informacao_generica], ocorrido no dia $[geral_data_generica], consoante fazem prova a documentação inclusa. 

 

No entanto, o pedido supramencionado foi negado administrativamente, sob a alegação “falta de período de carência”.  

 

Desta forma, as exigências do INSS, não têm amparo legal, pois a legislação previdenciária exige inicio razoável de prova documental, sendo a mesma apresentada pela demandante.

 

O salário-maternidade é devido à segurada da Previdência Social, durante 120 dias, e requer o período de carência de 10 (dez) meses de comprovação de atividade rural, para a segurada especial, a teor do artigo 25, III, da Lei Nº. 8.213/91, na redação que lhe foi dada pela Lei nº. 9.876/99.

 

Observe-se que são dois os requisitos que a Lei estipula para que a segurada rurícola faça jus ao benefício pleiteado:

 

comprovação da condição de segurada especial - efetivo exercício da atividade rural.

 

carência de 10 (dez) meses, ainda que de forma descontínua e imediatamente meses anteriores ao nascimento do(a) filho(a).

 

É importante frisar que, considera-se “segurado especial à pessoa física residente no imóvel rural ou aglomerado urbano ou rural próximo a ele que, individualmente ou em regime de economia familiar, ainda que com o auxílio eventual de terceiros...” (inciso VII, art. 11, Lei n. 8.213/91).

 

O reconhecimento de vínculo jurídico com a Previdência Social, na condição de segurado especial, pressupõe início de prova material do labor agrícola (art. 55, § 3º, da Lei nº. 8.213).

 

É cediço na jurisprudência que o rol de documentos contido no art. 106 da Lei nº. 8.213/91 é meramente exemplificativo, não admitindo interpretação excessivamente restritiva. A Constituição Federal veda apenas as provas obtidas por meio ilícito (art. 5º, LVI), devendo ser compreendida a regra inserta no art. 55, § 3º, da Lei nº. 8.213, em conformidade com a norma constitucional, de molde a não inviabilizar o próprio acesso ao Judiciário (art. 5º, XXXV, da CF). Ainda, de acordo com o art. 332 do CPC, todos os meios legais e moralmente legítimos são hábeis para provar a …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.