Petição
AO JUÍZO DA $[processo_vara]VARA CÍVEL DA COMARCA DE $[processo_comarca].
$[parte_autor_nome_completo],$[parte_autor_nacionalidade], $[parte_autor_estado_civil], trabalhador rural, RG $[parte_autor_rg], CPF $[parte_autor_cpf], com endereço na $[parte_autor_endereco_completo], vem, por intermédio do advogado signatário, com o devido respeito e acatamento, à honrosa presença de Vossa Excelência, propor a competente
AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MATERIAIS PROVENIENTES DE ACIDENTE DE TRÂNSITO
Em face do $[parte_reu_razao_social], Pessoa Jurídica de Direito Público Interno, sediado na Rua $[parte_reu_endereco_completo], representado pela Procuradoria Geral do Estado de $[processo_estado], pelas razões de fato e de direito que passam a ser aduzidas:
DA ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA
A parte Autora não tem condições de arcar com as despesas decorrentes deste processo, uma vez que são insuficientes seus recursos financeiros para pagar todas as despesas processuais, inclusive o recolhimento das custas iniciais.
Destarte, a Demandante ora formula pleito de gratuidade da justiça, o que faz por declaração de hipossuficiência juntada aos autos, sob a égide dos artigos. 98, 99, § 4º, c/c art. 105, in fine, ambos do CPC, com apoio da Lei 1.060/50, quando tal prerrogativa se encontra inserta no instrumento procuratório acostado.
DOS FATOS
Trata-se de ação de indenização por danos materiais decorrentes de acidente de trânsito, envolvendo o automóvel $[geral_informacao_generica], cor $[geral_informacao_generica], ano $[geral_informacao_generica], placa $[geral_informacao_generica], de propriedade do Autor da presente demanda, Sr. $[geral_informacao_generica]. E a Viatura $[geral_informacao_generica], nos termos do Boletim de Ocorrência.
Também conforme o Boletim de Ocorrência anexado aos autos, no dia $[geral_data_generica], às $[geral_informacao_generica], uma viatura que pertence ao Réu, e que presta serviços ao Estado de $[geral_informacao_generica], quando no cruzamento pela avenida $[geral_informacao_generica] sentido Bairro/ viário, perdeu o controle de direção, atravessando o canteiro central, vindo a colidir com a traseira do veículo do Autor.
Urge enfatizar que no momento do ocorrido a Viatura estava em velocidade superior à permitida na via pública, sem a sinalização da sirene e do giroflex, demonstrando a desatenção na condução da viatura.
Por consequência disso, o acidente ocasionou danos ao veículo do autor, ao analisar as fotos do acidente juntada aos autos, é perceptível que a gravidade da colisão gerou danos de média monta, nas partes externas, estruturais e mecânicas do automóvel. Logo, foi preciso de inúmeros reparos para recuperar o veículo, os recibos de pagamento e as avaliações técnicas em anexo comprovam que o Autor foi obrigado a embolsar o valor de $[geral_informacao_generica] em todo o conserto.
Contudo, até o presente momento, o Autor não foi reembolsado pelos custos arcados por conta de um acidente que não deu causa, além de todo o transtorno, estresse e preocupação decorrentes do ocorrido.
Ademais, demonstrando a boa-fé do Autor em requerer apenas aquilo que tem direito, foi realizado dois orçamentos diferentes para a recuperação do veículo, visto que, o conserto diretamente pela autorizada elevaria muito mais os custos. Sendo assim, o Autor optou pelos serviços de oficinas com valores mais acessíveis, totalizando o valor acima informado de $[geral_informacao_generica] em todo o conserto, conforme comprovantes em anexo.
Em face do exposto, diante de todos os danos que lhe foram causados, resta clarividente a responsabilidade do Réu pelo acidente e os respectivos danos suportados pelo Autor, devendo, portanto, ser condenado ao pagamento de indenização por danos materiais. Exaurido e inconformado, não restou outra alternativa ao Autor senão enveredar pelas vias judiciais para garantir seus direitos e interesses.
FUNDAMENTAÇÃO JURÍDICA
Perce…