Direito Previdenciário

[Modelo] de Ação Previdenciária para Pensão por Morte | Reconhecimento de União Estável

Resumo com Inteligência Artificial

Ação de pensão por morte, pleiteando reconhecimento de união estável após divórcio. A autora, companheira do falecido, teve seu pedido administrativo indeferido por falta de comprovação da união. Fundamenta-se na legislação previdenciária e apresenta documentos que comprovam a relação e dependência econômica.

4visualizações

2downloads

Sobre este documento

Petição

Exmo. Sr. Juiz Federal da Única Vara do JEF Cível Adjunto de CIDADE/UF

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nome Completo, nacionalidade, maioridadeestado civil, profissão, CPF Inserir CPF, Identidade Inserir RG, filiação: Informação Omitida e Informação Omitida, domiciliada na Inserir Endereço, por seus procuradores infra-assinados, Nome do Advogado – OABNúmero da OAB e Informação OmitidaInformação Omitida, ambos com escritório na Endereço do Advogado (e-mail: Informação Omitida), onde recebem intimações e, vem propor a presente 

AÇÃO PREVIDENCIÁRIA Pensão por morte (Urbano)

em desfavor do Nome Fantasia, CNPJ nº Inserir CNPJ, estabelecido na Inserir Endereço, pelos fatos e fundamentos que passa a expor:

FATOS

Em Data, faleceu Informação Omitida, segurado do RGPS, companheiro da demandante, conforme provas em anexo.

 

A Requerente solicitou o benefício junto a Autarquia Previdenciária, na condição de companheira, em Data, pedido este que foi indeferido, sob alegação de falta de comprovação da união estável, conforme documentação em anexo. Tal decisão indevida motiva a presente demanda.

 

1. Número do benefício Informação Omitida

 

2. Data do requerimento Data

 

3. Data do óbito do segurado Data

 

A saber, a Postulante e o Informação Omitida mantiveram-se unidos por mais de Informação Omitida anos. O casamento ocorreu no dia Data. Divorciaram no dia Data, porém, dias depois reconciliaram e continuaram unidos de fato. 

 

Destarte, mantiveram-se unidos através da união estável, quando do falecimento deste, tendo nutrido relacionamento público, contínuo, duradouro, com more uxório.

 

A confirmar esta alegação, seguem anexas a esta petição inaugural uma série de documentos, demonstrando a continuidade e a publicidade do relacionamento mantido.

 

Dentre os documentos trazidos aos autos, segue anexo certidões de nascimento dos filhos e, principalmente, Rescisão Trabalhista recebida pela autora.

 

Insta salientar que é vasta a prova documental nos autos.

FUNDAMENTOS JURÍDICOS

A pensão por morte é o benefício previdenciário prestado ao conjunto de dependentes dos segurados do RGPS que vierem a falecer, e exige a satisfação de três requisitos para o seu deferimento: o óbito propriamente dito (ou declaração judicial neste sentido); a qualidade de segurado do instituidor; e a relação de dependência entre eles.

 

O óbito do segurado se faz inconteste, ante a análise de sua certidão de óbito trazida aos autos. Igualmente sua qualidade de segurado, considerando CNIS em anexo.

 

Assim, o único ponto que culminou no indeferimento administrativo do pedido foi a condição de dependência entre o de cujus e a autora da presente  ação.

 

Conforme já …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 89,90
Mais escolhido
/mês

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca Avançada de Jurisprudência

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Gerador de Petições com IA
3 créditos /mês

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão