Direito Civil

[Modelo] de Ação Indenizatória por Calúnia | Pedido de Danos Morais e Gratuidade Judiciária

Resumo com Inteligência Artificial

A autora ajuiza ação de indenização por danos morais contra a ré, que a caluniou publicamente, alegando agressão. A calúnia causou danos à honra e dignidade da autora, que busca reparação financeira pelos prejuízos sofridos.

32visualizações

16downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE CIDADE - UF

 

 

 

 

 

 

 

 

Nome Completo, nacionalidade, estado civil, profissão, portador do Inserir RG e inscrito no Inserir CPF, residente e domiciliado na Inserir Endereço, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência, por seu procurador, ajuizar

AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS

em face de Nome Completo, nacionalidade, estado civil, profissão, inscrito no Inserir CPF e Inserir RG, residente e domiciliado na Inserir Endereço, pelos fatos e pelo direito que passa a expor a seguir:

1 – DOS FATOS

No dia 16 de marco do corrente ano, por volta das 17:00, a Demandada caluniou a Demandante, dizendo que a mesma lhe ofendeu a integridade corporal, o que de maneira alguma é verdade.

 

Frise-se que a calúnia praticada expos a Autora a situação extremamente vexatória e humilhante, pois teve caráter publico.

 

Assim, a Autora esta sendo fortemente prejudicada na sua qualidade de vida, em decorrência da falta de decoro da Demandada.

 

Da mesma forma, as ameaças também constantemente proferidas pela Requerida abalam sobremaneira a Autora. Portanto, é flagrante que a Demandante merece a devida indenização por danos morais, em virtude dos reiterados atos ilícitos cometidos pela Demandada.

2 – DO DIREITO

2.1 - Do Ato Ilícito

A Constituição Federal de 1988, em seu art. 5º, consagra a tutela do direito à indenização por dano material ou moral decorrente da violação de direitos fundamentais, in verbis:

 

"Art. 5º (...)

V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;(...)" 

 

O ato ilícito é aquele praticado em desacordo com a norma jurídica destinada a proteger interesses alheios, violando direito subjetivo individual, causando prejuízo a outrem e criando o dever de reparar tal lesão. Sendo assim, o Código Civil define o ato ilícito em seu artigo 186, verbis:

 

"Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito".

 

Dessa forma, é previsto como ato ilícito aquele que cause dano material e moral a outrem. É o caso dos autos, pois a Autora esta tendo seus …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.