Direito do Consumidor

[Modelo] de Defesa Administrativa em Impugnação ao PROCON | Responsabilidade de Correspondente Bancário

Resumo com Inteligência Artificial

A empresa impugna reclamação de consumidora no PROCON, alegando que não é responsável por falhas no financiamento. Alega que atuou apenas como correspondente bancário e que os atrasos foram causados por erros de terceiros, não podendo ser responsabilizada por danos.

50visualizações

10downloads

Sobre este documento

Petição

ILUSTRÍSSIMO SENHOR DIRETOR DA COORDENADORIA MUNICIPAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR - PROCON DO MUNICÍPIO DE CIDADE - [processo_uf]

 

 

 

 

 

NOTIFICAÇÃO Nº Número do Processo

 

 

 

Razão Social, pessoa jurídica de direito privado, inscrito no Inserir CNPJ (DOCS. Nº 01 a 04), situado à Inserir Endereço, neste ato, representado por seu sócio administrador, o Sr. Representante Legal, portador do Inserir CPF, vem, respeitosamente à presença de Vossa Excelência, através de seu advogado, já devidamente habilitado, e com instrumento procuratório em anexo (DOC. Nº 06), apresentar sua

 IMPUGNAÇÃO

 à FISCALIZAÇÃO com base na reclamação da consumidora Nome Completo, nacionalidade, estado civil, profissão, inscrito no Inserir CPF e Inserir RG, residente e domiciliado na Inserir Endereço, pelas razões que seguem articuladamente expostas:

1 - DA SÍNTESE DA RECLAMAÇÃO CONSUMERISTA

O proprietário da empresa recebeu com surpresa a fiscalização do PROCON na data de 16/07/19, referente a uma reclamação de uma cliente, a Senhora Nome Completo, portadora do Inserir CPF, gerando a NOTIFICAÇÃO Nº 005306 em anexo (DOC. Nº 07).

 

A consumidora alega em sua reclamação que procurou os serviços da Razão Social para aprovação de financiamento bancário junto à Caixa Econômica Federal, com a finalidade de aquisição de imóvel junto à construtora Informação Omitida, e que teria deixado a documentação há mais de 03 (três) meses, sem, contudo, ter assinado o contrato com a instituição bancária.

2 - PRELIMINARMENTE - DA INEXISTÊNCIA DE RESPONSABILIDADE DA EMPRESA IMPUGNANTE QUANTO A RECLAMAÇÃO DA CONSUMIDORA

Em que pesem os argumentos citados pela autora em sua reclamação, não há como o pedido formulado prosperar com relação a responsabilizar a reclamada pelo suposto prejuízo, posto que está em completa dissonância com a realidade dos fatos, consoante restará demonstrado.

 

De fato, a Contestante reconhece que a operação de financiamento bancário ocorre em suas dependências, porém, a empresa reclamada não incorreu em qualquer responsabilidade na relação comercial entre o Autor e a empresa construtora (Informação Omitida), visto que atuou apenas como Correspondente bancário CAIXA (prestador de serviços para a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL).

 

Ou seja, a reclamada apenas prepara as pastas com documentações apresentadas pelos clientes para o devido trâmite de obtenção de financiamento junto à instituição financeira (CAIXA).

 

Vale salientar, que não há por parte do Contestante qualquer tipo de gestão sobre reservas e pré-reservas das unidades vendidas pela construtora, sendo sua única responsabilidade a aprovação de carta de crédito nos parâmetros exigidos pela instituição financeira, tendo o cliente, em contrapartida, a obrigação de estar regularizado junto a construtora (Informação Omitida) e à CEF.

3 - DO MÉRITO - IMPROCEDÊNCIA DOS ARGUMENTOS DA RECLAMAÇÃO

Antes de se analisar o contrato que o requerente teria firmado junto ao correspondente bancário requerido, necessário se faz abordar a natureza das operações financeiras imobiliárias, a partir da relação jurídica existente entre a construtora e o banco (CEF).

 

Correspondente bancário é qualquer pessoa jurídica, ou seja, qualquer empresa que entre suas atividades atue também como agente intermediário entre os bancos e instituições financeiras autorizadas a operarem pelo Banco Central e seus clientes finais.

 

De acordo com as Resoluções Bacen nºs 3110 e 3156, ambas de 2003, os correspondentes bancários podem prestar os seguintes serviços para bancos e demais instituições financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil: propostas de abertura de contas de depósitos à vista, a prazo ou poupança; recebimento e pagamento de contas, aplicação e resgates em fundos de investimentos; ordens de pagamentos; pedidos de empréstimos e financiamentos; analise de crédito e cadastro; serviços de cobranças; pedidos de cartões de créditos; e atividades de processamento de dados.

 

A função de corresponde bancário foi criada sob o argumento de oferecer à população acesso mais simples ao Sistema Financeiro Nacional, “como forma de propiciar a …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.