Petição
EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE CIDADE/UF.
Nome Completo, nacionalidade, estado civil, profissão, inscrito no CPF sob nº. Inserir CPF, RG sob o nº. Inserir RG, endereço eletrônico Informação Omitida, residente e domiciliado na Inserir Endereço, vem, com o costumeiro respeito, perante Vossa Excelência, por intermédio de seu procurador que esta subscreve, com escritório na Endereço do Advogado, endereço eletrônico <Informação Omitida> onde recebe avisos e intimações, para promover a presente:
AÇÃO MONITÓRIA
Em face de Nome Completo, pessoa jurídica de direito Informação Omitida, inscrita no CNPJ sob nº. Inserir CNPJ, com endereço na Inserir Endereço, endereço eletrônico Informação Omitida, pelos fatos e fundamentos que passa a expor e ao final requerer:
1. DA GRATUIDADE JUDICIÁRIA
O Requerente não tem condições de arcar com as custas processuais sem prejuízo do sustento próprio e de sua família, razão pela qual requerem a concessão do benefício da justiça gratuita, nos termos da Lei nº. 1.060/50.
Para tanto, juntam-se aos autos documentos comprobatórios que demonstram que o Requerente não é proprietário de bens imóveis, sendo que os veículos que na época estavam em nome do Requerente não são mais de sua propriedade, conforme documentos carreados com a inicial.
2. DOS FATOS
O Requerente é legítimo credor dos cheques acostados nos autos, conforme descrição abaixo de cada título executivo:
Informação Omitida
Assim, o valor total dos cheques supracitados monta em R$ Informação Omitida(Informação Omitidareais). Ressalta-se que no momento da apresentação de todos os títulos esses foram devolvidos.
O valor atualizado monetariamente, até a presente data monta em R$ Informação Omitida (Informação Omitidareais) conforme faz prova com o demonstrativo de cálculo em anexo (Art. 798, do NCPC), sendo a atualização de acordo com os índices do TJSC.
De acordo com o disposto no artigo 784, I do Novo Código de Processo Civil, o cheque é título executivo extrajudicial. Contudo, os cheques objetos da demanda não possuem mais executividade, vez que o Requerente aguardava o recebimento através dos meios suasórios, o que até o momento lamentavelmente não foi possível, necessitando ajuizar a presente ação para pleitear os valores que lhe são devidos.
3. DO DIREITO
Diante do quadro exposto acima tem o Requerente o direito a ação judicial a fim de receber a quantia na qual é credor, cujo valor é …