Direito Processual Civil

Atualizado 30/01/2024

Cumprimento Definitivo de Sentença por Quantia Certa

Carlos Stoever

2 min. de leitura

Compartilhe:

Clique para ver o vídeo

O cumprimento definitivo de sentença é a forma de executar uma sentença já transitada em julgado.

Qual a previsão legal do cumprimento definitivo de sentença?

O cumprimento definitivo de sentença está previsto no Art. 523 ss. do CPC.

Como funciona o cumprimento definitivo de sentença?

No cumprimento definitivo de sentença o devedor é intimado a cumprir a obrigação em 15 (quinze) dias, devendo também ressarcir as custas processuais. Não havendo pagamento no prazo, incide multa de 10% e novos honorários advocatícios, também de 10%, conforme Art. 523 §1º do CPC:

Art. 523. No caso de condenação em quantia certa, ou já fixada em liquidação, e no caso de decisão sobre parcela incontroversa, o cumprimento definitivo da sentença far-se-á a requerimento do exequente, sendo o executado intimado para pagar o débito, no prazo de 15 (quinze) dias, acrescido de custas, se houver.

§ 1º. Não ocorrendo pagamento voluntário no prazo do caput , o débito será acrescido de multa de dez por cento e, também, de honorários de advogado de dez por cento.

 É importante grifar que não se exige caução ou garantia nos cumprimentos definitivos de sentença.

Como obter documentos para realizar o cumprimento definitivo de sentença?

Anos de advocacia em contencioso judicial nos diz que muitas vezes o credor não dispõe de todas as informações necessárias para realizar os cálculos. Nestes casos, o credor deve indicar em sua petição inicial de cumprimento definitivo de sentença quais documentos ou informações necessita, requerendo ao juízo que determine a intimação do devedor ou  de terceiro para que as traga aos autos. Essa possibilidade está prevista no Art. 524 §3º e §4º do CPC – e o não atendimento do requerimento judicial é considerado crime de desobediência:

Art. 524. O requerimento previsto no art. 523 será instruído com demonstrativo discriminado e atualizado do crédito, devendo a petição conter:

...

§ 4º Quando a complementação do demonstrativo depender de dados adicionais em poder do executado, o juiz poderá, a requerimento do exequente, requisitá-los, fixando prazo de até 30 (trinta) dias para o cumprimento da diligência.

§ 5º Se os dados adicionais a que se refere o § 4º não forem apresentados pelo executado, sem justificativa, no prazo designado, reputar-se-ão corretos os cálculos apresentados pelo exequente apenas com base nos dados de que dispõe.

O não atendimento deve ser denunciado pelo exequente em petição específca, indicando o crime de desobediência, previsto no Art. 330 do CPP:

Art. 330 - Desobedecer a ordem legal de funcionário público:

Pena - detenção, de quinze dias a seis meses, e multa.

A prática da advocacia recomenda que ao menos se tente obter os documentos administrativamente – juntando aos autos e-mail ou ofício – o que reforça a necessidade da determinação judicial.

Qual o prazo para ingressar com o cumprimento definitivo de sentença?

Segundo a Súmula 150 do STF, a ação de execução prescreve no mesmo prazo prescricional da ação principal:

Súmula nº. 150 - STF: Prescreve a execução no mesmo prazo de prescrição da ação.

Foto de Carlos Stoever

Carlos Stoever

(Advogado Especialista em Direito Público)

Advogado. Especialista em Direito Público pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Consultor de Empresas formado pela Fundação Getúlio Vargas. Palestrante na área de Licitações e Contratos Administrativos, em cursos abertos e in company. Consultor em Processos Licitatórios e na Gestão de Contratos Públicos.

@calos-stoever

Compartilhe:

Cumprimento Definitivo de Sentença

Execução Transitada em Julgado

solicitação de documentos no cumprimento de sentença

Peças Recomendadas

Fluxogramas Recomendados