Direito Penal

[Modelo] de Requerimento para Instauração de Inquérito Policial | Apuração de Uso Indevido de Cheques

Resumo com Inteligência Artificial

Requerente solicita instauração de inquérito policial para apurar possível furto qualificado, após uso indevido de cheques em sua posse por familiares. Fatos indicam crime com evidências de dolo. Requer oitiva de testemunhas e abertura de portaria para o inquérito.

82visualizações

18downloads

Sobre este documento

Petição

ILMO. SENHOR (A) DOUTOR (A) DELEGADO (A) DE POLÍCIA TITULAR DO ___ CIRCUSCRIÇÃO DO DISTRITO POLICIAL DE CIDADE - UF

 

 

 

 

 

 

 

 

Nome Completo, nacionalidade, estado civil, profissão, portadora do Inserir RG e inscrita no Inserir CPF, residente e domiciliada na Inserir Endereço, por intermédio de seu advogado que esta subscreve, conforme os poderes outorgados pela procuração anexa (documento 01), vem respeitosamente à presença de vossa excelência requerer a 

INSTAURAÇÃO DE INQUÉRITO POLICIAL

 com fulcro no artigo 5, inciso II, do Código de Processo Penal, a fim de que seja apurada infração penal praticada, em tese, por Nome Completo, nacionalidade, estado civil, profissão, inscrito no Inserir CPF e Inserir RG, residente e domiciliado na Inserir Endereço, em razão dos fatos a seguir expostos:

I- DOS FATOS

A vítima Nome Completo, lavrou o boletim de ocorrência nº Informação Omitida na delegacia de polícia da 004ª Circunscrição Informação Omitida, pois se dirigiram para a delegacia de Informação Omitida e não conseguiram lavrar o referido boletim de ocorrência, nem quiseram verificar os documentos tanto físicos quanto áudios que a mesma tinha levado para apresentar no respectivo ato, desta forma se dirigiu a 4ª Circunscrição- Informação Omitidapara lavra-lo, com abaixo se segue:

 

Alega a vítima que estava precisando de um valor para pagar algumas parcelas do seu carro, e sua cunhada juntamente com seu marido, se ofereceu para ajudá-la, pedindo 05 folhas de cheque e que foi preenchido por ele mesmo e a vítima assinou o cheque na frente e no verso e colocou o valor por extenso e numérico no valor de R$ 1.000,00 (hum mil reais), e em torno de um mês o mesmo devolveu 03 (três) folhas dos cheques e ficou com duas folhas e pela demora, a vítima no seu celular e a vítima chegou a ir várias vezes em sua casa e nada foi resolvido, a vítima foi ao banco e bloqueou os cheques, quando foi no dia 27/08/2019 o autor deu entrada em um cheque nº 000003 e ficou sabendo que havia sido bloqueado o cheque que estavam em sua posse, a vítima veio a esta delegacia .

 

Da análise do acima exposto, resta evidente a existência de robustos indícios delitivos a indigitarem a prática do crime de furto, qualificado por arrombamento, por Nome (artigo 155, parágrafo 4º, inciso I do Código Penal).

 

Importa ressaltar que o delito em tela se submete à ação penal de iniciativa pública, consubstanciando-se o presente requerimento em verdadeira notitia criminis de cognição mediata, que deve importar em instauração incontinenti de Inquérito Policial.

 

Destaque-se, ademais, que não se vislumbra, ao menos neste momento, a incidência, sobre os fatos delituosos em tese praticados, de qualquer excludente de tipicidade, ilicitude ou culpabilidade.

 

Por fim, registre-se que a lesão patrimonial perpetrada revestiu-se de expressividade, não sendo o caso de reconhecimento do furto privilegiado previsto no parágrafo 2º do artigo 155 do Código Penal, cuja aplicação pressupõe o pequeno valor da res furtiva, jurisprudencialmente concebido como aquele que não ultrapassa o montante de um salário mínimo.

II- DAS DECLARAÇÕES DA REQUERENTE

“Tudo se inicia com um momento difícil em que eu estava precisando pagar duas parcelas atrasadas do meu carro, e o marido de minha cunhada, juntamente com ela, se ofereceram para nos ajudar, me orientando a ir no banco e pedir folhas de cheque. Isto foi por volta de 7 de maio.

Orientada por eles, fui até um caixa eletrônico, imprimi as folhas de cheque e me dirigi até a residência deles, onde levaram a mim e a meu marido ao quarto, preencheu as folhas dos cheques e pediram que eu assinasse, fez sobre as folhas uma oração. E dizendo a nós que iria levar os cheques para destroca-los com um amigo agiota a troco de juros. Permiti que levasse cinco folhas de cheque no valor de mil reais cada. Ao sair dali, estava confiante que minha cunhada Informação Omitida e seu esposo Nome, estavam nos ajudando.

Os dias se passaram, e a cada …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 89,90
Mais escolhido
/mês

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca Avançada de Jurisprudência

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Gerador de Petições com IA
3 créditos /mês

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão