Direito Civil

[Modelo] de Requerimento para Desbloqueio de Valores de Aposentadoria | Prioridade para Idosos

Resumo com Inteligência Artificial

Requerentes solicitam desbloqueio de valores penhorados em contas bancárias, alegando que se tratam de proventos de aposentadoria, protegidos pela impenhorabilidade do art. 649, IV do CPC. Também requerem prioridade no processo devido à idade avançada.

15visualizações

6downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA ___ VARA DAS EXECUÇÕES FISCAIS DA CAPITAL DO ESTADO DE ESTADO

 

 

 

 

 

Proc. nº Número do Processo

 

 

 

 

 

Nome Completo, nacionalidade, estado civil, profissão, portador do Inserir RG e inscrito no Inserir CPF, e Nome Completo, nacionalidade, estado civil, profissão, portador do Inserir RG e inscrito no Inserir CPF, ambas residentes e domiciliadas na Inserir Endereço, por sua advogada e bastante procuradora que esta subscreve, instrumento de mandato de fls. 01, vêm respeitosamente à presença de V. Excelência, com fulcro no art. 649 inciso IV do Código de Processo Civil, requerer o que segue:

DA PRIORIDADE

Destarte ressaltar que ambas as Requeridas são maiores de 60 (sessenta) anos, conforme resta comprovado (dos.02), sendo assim valem-se da prioridade na tramitação dos processos, conforme preceitua o art. 1.211-A do CPC, e do art. 71 do Estatuto do Idoso.

 

“Art. 1211-A – Os procedimentos judiciais em que figure como parte ou interessado pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, ou portadora de doença grave, terão prioridade de tramitação em todas as instâncias.”

 

“Art. 71 Estatuto Idoso - É assegurada prioridade na tramitação dos processos e procedimentos e na execução dos atos e diligências judiciais em que figure como parte ou interveniente pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, em qualquer instância.”

DOS FATOS

As Requerentes figuram como responsáveis legais pela empresa Razão Social, ora Devedora Principal nos autos da execução.

 

No último dia 03/10/2013 ao se dirigirem ao banco para receberem seus respectivos benefícios foram informadas pelo funcionário do banco do bloqueio em suas contas, oriundo de uma ordem judicial inerente a um processo de execução fiscal.

 

Diante do ocorrido, as Requerentes estão passando por sérias dificuldades financeiras, pois fazem uso contínuo de medicamentos (docs.03/10), e se sustentam com o benefício recebido mensalmente, sendo que ainda não puderam comprar seus remédios, e quitar com suas obrigações subsitenciais.

DO DIREITO

O art. 649, inciso IV do CPC prescreve:

 

“Art. 649 – São absolutamente impenhoráveis:

IV – os vencimentos, subsídios, soldos, salários, remunerações, proventos de aposentadoria, pensões, pecúlios e montepios, as quantias recebidas por profissionais liberais de terceiro e destinadas ao sustento do devedor e sua família, os ganhos de trabalhador autônomo e os honorários de profissional liberal, observado o disposto no §3º deste …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 89,90
Mais escolhido
/mês

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca Avançada de Jurisprudência

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Gerador de Petições com IA
3 créditos /mês

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão