Direito de Família

[Modelo] de Réplica em Ação de Alimentos | Fixação de Pensão com Base em Rendimentos

Resumo com Inteligência Artificial

Réplica à contestação em ação de alimentos, destacando a possibilidade financeira do réu, proprietário de oficina. Requer fixação de alimentos em 20% dos rendimentos, rebatendo alegações de dificuldade financeira apresentadas na contestação.

45visualizações

18downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DA undefined DOS FEITOS DE RELAÇÕES DE CONSUMO CÍVEIS E COMERCIAIS DA COMARCA DE CIDADE/UF.

 

 

 

Processo nº: Número do Processo

 

 

 

Nome Completo, representado por sua genitora Nome do Tutor, já qualificados nos autos do processo em epígrafe, vem por meio de seu advogado abaixo assinado, propor a presente

RÉPLICA

diante dos fatos novos alegados em contestação.

 

 

1 BREVE RELATO DOS FATOS

O Réu, ao responder a presente demanda, trouxe fundamentos que não merecem prosperar, vejamos.

 

O Réu alega na contestação que está em situação financeira delicada, e que dependia de seu genitor. Ocorre que, Vossa Excelência, o Réu possui uma oficina em que aufere valores que lhe dão boas condições de subsistência, não sendo razoável que pague valor tão irrisório a título de pensão alimentícia como pretende na contestação, de 10% do salário mínimo vigente.

2 DOS ALIMENTOS

A lei estabelece sabiamente os parâmetros a serem seguidos para que a prestação de alimentos seja firmada, devendo atender ao binômio necessidade/possibilidade, como passará a demonstrar.

 

Nas palavras da doutrinadora Maria Berenice Dias:

 

“O fundamento do dever de alimentos se encontra no princípio da solidariedade, ou seja, a fonte da obrigação alimentar são os laços de parentalidade que ligam as pessoas que constituem uma família, independentemente de seu tipo: casamento, união estável, famílias monoparentais, homoafetivas, socioafetivas (eudemonistas), entre outras.”(Maria Berenice Dias, Manual de Direito das Famílias – Edição 2017, e-book, 28. Alimentos)

 

Ou seja, o direito a alimentos busca preservar o bem maior da vida e assegurar a existência do indivíduo que depende deste auxílio para sobreviver.

 

A criança tem resguardada os direitos inerentes à pessoa humana no escopo dos artigos 227 e 229 da Constituição Federal/1988:

 

Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Art. 229. Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade.

Trata-se de proteção disposta ainda no Estatuto da Criança e pelo Código Civil que não exclui a responsabilidade de ambos os pais na manutenção e desenvolvimento da criança, mesmo diante da separação:

Art. 1579. O divórcio não modificará os direitos e deveres dos …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.