Direito Processual Penal

[Modelo] de Resposta à Acusação em Ação de Violência Doméstica | Ausência de Provas e Absolvição

Resumo com Inteligência Artificial

Resposta à acusação de violência doméstica, alegando ausência de provas e defesa de que não houve agressão. O réu requer gratuidade da justiça e absolvição sumária com base no princípio in dubio pro reo, uma vez que a denúncia carece de evidências suficientes para comprovar a autoria do delito.

24visualizações

7downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DO ANEXO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER DA COMARCA DE $[processo_comarca]/$[processo_uf]

 

 

 

 

 

Processo nº $[processo_numero_cnj]

 

 

 

 

 

Douglas de Oliveira Lobato, já qualificado nos autos, vem, por intermédio de sua defensora nomeada,que ao final assina, respeitosamente a presença de Vossa Excelência, apresentar 

 

RESPOSTA À ACUSAÇÃO

 

com fundamento no artigo 396-A do Código de Processo Penal e conforme os fatos e fundamentos que se passa a expor a seguir: 

 

DOS FATOS

 

Consta na denúncia que no dia $[geral_data_generica], por volta das 03h00, na Rua $[geral_informacao_generica], nesta cidade, ofendeu a integridade corporal de $[geral_informacao_generica], em contexto de violência doméstica. 

 

Segundo apurado, a vítima foi casada com o denunciado por dois anos. Estavam separados há oito meses. Ela foi morar em $[geral_informacao_generica]. 

 

Na data dos fatos, ao saber que a vítima havia retornado a para $[geral_informacao_generica], não aceitando o término do relacionamento, o denunciado a ameaçou de morte e a feriu com um facão sem corte, o qual foi apreendido, causando ferimentos no pescoço da vítima. 

 

Policiais militares foram acionados e encontraram a vítima, que narrou o ocorrido. Deu as características físicas do denunciado, vez que não mais se encontrava no local. Em diligências encontraram o denunciado, com a arma do crime nas mãos. Ele tentou fugir, mas não conseguiu. Foi necessário uso de algemas para contê-lo.

 

Esses foram os fatos apresentados na denúncia, contudo, essas alegações não merecem prosperar, senão vejamos: 

 

PRELIMINARMENTE: DA GRATUIDADE DA JUSTIÇA

 

Excelência o réu é pessoa humilde e não possui condições de arcar com as custas processuais. 

 

Logo, Requer a concessão da gratuidade processual por ser o réu pessoa pobre na acepção jurídica do termo, nos termos das Leis n.º 1.060/50 e n.º 7.115/83 e consoante art. 5º, LXXIV, da Constituição Federal

 

DO DIREITO 

Da  verdade dos fatos

 

Excelência, diferentemente do que foi alegado pela vítima, no dia da suposta agressão, o réu ainda estava casado com a mesma e moravam na mesma casa. 

 

No dia $[geral_data_generica] o réu descobriu uma traição, houve uma intensa discussão a …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.