Direito Civil

[Modelo] de Requerimento de Reconsideração | Efeito Devolutivo em Agravo de Instrumento

Resumo com Inteligência Artificial

Modelo de requerimento para reconsideração de decisão que concedeu efeito ativo ao agravo de instrumento, pleiteando que este seja analisado apenas em efeito devolutivo, em razão da urgência e risco de perda do cargo de servidor público devido a rixas políticas.

37visualizações

2downloads

Sobre este documento

Petição

EXMO. (A) SR. (A) DR. (A) DESEMBARGADOR (A) PLANTONISTA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO $[processo_estado]

 

 

 

 

 

Processo n°. $[processo_numero_cnj]

 

 

 

 

 

$[parte_autor_nome_completo], inscrito ao CPF sob o nº. $[parte_autor_cpf], já devidamente qualificado aos autos em epígrafe, que lhe move o $[parte_reu_nome_completo], representado pelo Exmo. Prefeito Municipal $[parte_reu_representante_nome_completo], vem à presença de Vossa Excelência, por seus procuradores infra assinados, apresentar o presente

 

PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO

 

da decisão que concedeu o efeito ativo ao agravo de instrumento interposto, pelas razões de fato e de direito que seguem:

 

Síntese da Demanda

 

O Agravado é servidor público municipal junto ao Agravante, estando, porém, afastado de suas atribuições de tesoureiro desde 1996, período desde o qual exerceu mandatos eletivos e funções de confiança.

 

Desde o final de 2005, está cedido para o Governo do Estado do $[geral_informacao_generica] – 8$[geral_informacao_generica] Coordenadoria Regional da Educação (CRE), sendo que em 2007 foi indicado para a função de Coordenador.

 

Ocorre, porém, que por rixas políticas, o atual prefeito do Município de $[geral_informacao_generica] negou-se a renovar a cedência, bem como negou o pedido de licença para tratar de interesse particular do Agravado.

 

Ao buscar a guarida de seus direitos, ultrajados ante as atitudes pessoalizadas do Sr. $[parte_reu_representante_nome_completo], teve deferido o pedido de antecipação de tutela para que fosse licenciado sem ônus ao Município.

 

Irresignado, o Agravante buscou junto a esta Egrégia Corte a reversão da medida, tendo obtido o postulado efeito ativo ao recurso, fazendo com que o Agravante tenha que retornar às suas funções junto ao Município – artifício utilizado pelo Sr. $[parte_reu_representante_nome_completo] claramente no intuito de prejudicá-lo.

 

Recorda-se que, apesar de tais negativas – à prorrogação da cedência e à concessão da licença por interesse particular – serem aparentemente legais, nem tudo que é legal é honesto e justo, sofrendo, assim, a direta ingerência do preceito magno da moralidade administrativa.

 

O que ora se clama é que a discricionariedade tenha objetivos limites: a legalidade e a moralidade do ato.

 

Das Razões do Agravo

 

A demanda em si gira em torno da possibilidade do Agravado ocupar cargo junto ao Governo do Estado do $[geral_informacao_generica], a frente da $[geral_informacao_generica] Coordenadoria Regional da Educação.

 

Ocorre, assim, que o Governo não irá aguardar até o deslinda da demanda – sequer do presente agravo – para nomear outro para o seu lugar, aguardando somente até o dia 23 de janeiro (doc. 02).

 

Assim ocorrendo, perderá o Agravado qualquer interesse no prosseguimento do feito, pois terá perdido se cargo, tendo, então, de retornar às suas funções junto à Prefeitura de Silveira Martins.

 

Note-se que a irreversibilidade não corre contra o Agravante, mas, sim, contra o Agravado: o Município tem há 11 (onze) anos outra pessoa em seu lugar, aguardar por mais alguns meses não o afetará.

 

Já ao Agravado, a demora ocasionará a perda do cargo junto à CRE, não mais lhe interessando a licença sem ônus junto ao Município.

 

Não sendo revisto o efeito suspensivo concedido ao presente agravo, estará sendo ocasionada – por via indireta – a extinção da lide.

 

Os requisitos permissivos da antecipação de tutela se operam unicamente em favor do Agravado – residindo a irreversibilidade na ocupação do cargo por outro nome, e a verossimilhança na rixa política publicamente deflagrada.

 

Ademais, quaisquer razões que venha o Agravante a apresentar não são aptas a justificar seu …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 89,90
Mais escolhido
/mês

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca Avançada de Jurisprudência

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Gerador de Petições com IA
3 créditos /mês

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão