Direito Processual Civil

Modelo de Manifestação. Execução de Título Extrajudicial. Penhora. Renajud. Sisbajud. Cadastro de Inadimplentes | Adv.Beatriz

Resumo com Inteligência Artificial

Manifestação em execução de título extrajudicial requer inclusão do Executado em cadastro de inadimplentes, penhora de bens e bloqueio de ativos financeiros via SISBAJUD, além de pesquisa de veículos pelo RENAJUD. Se infrutíferas, pede penhora de imóveis.

122visualizações

19downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE $[processo_comarca], ESTADO DE $[processo_estado].

 

 

 

 

 

Processo nº. $[processo_numero_cnj]

 

 

 

 

 

$[parte_autor_nome_completo], já qualificado nos autos da AÇÃO DE EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL, que move em face de $[parte_reu_nome_completo], também qualificado nos autos supra, por sua procuradora subscrita, vem respeitosamente a presença de V. Exa., em cumprimento ao r. ato ordinatório fl. 29, manifestar-se sobre a certidão do Il. Oficial de Justiça, para tanto, expõe, pondera e ao final requer:

 

O Il. Oficial de Justiça realizou a citação do Executado e retornou ao local após decorrido o prazo para pagamento para realizar a penhora, por ser o local de trabalho do Executado, o Oficial de Justiça não realizou a penhora e solicitou que o Exequente indique bens passíveis de serem penhorados.

 

Em verdade, tal obrigação é imputada ao Executado, nos termos do art. 774, inciso V do CPC, vejamos: 

 

Art. 774. Considera-se atentatória à dignidade da justiça a conduta comissiva ou omissiva do executado que:

V - intimado, não indica ao juiz quais são e onde estão os bens sujeitos à penhora e os respectivos valores, nem exibe prova de sua propriedade e, se for o caso, certidão negativa de ônus.

 

 E ainda, se o Executado não cumprir o exigido, poderá o juiz fixar multa de até 20% sobre valor atualizado do débito por ser o ato atentatório a dignidade da justiça.

 

Mesmo com o preceito legal, o Exequente já indicou bens passíveis de penhora na peça exordial a fl. 5, inclusive com pedido para expedição de Certidão de Objeto e Pé da presente Ação de Execução para fins de averbação premonitória nas Matrículas dos imóveis junto ao CRI de Novo Horizonte, nos termos do artigo 828 do CPC/15.

 

I - DA INCLUSÃO NO CADASTRO DE INADIMPLENTE – MEDIDA COERCITIVA

 

Tendo em vista que até o presente momento não houve o pagamento do débito, requer a inclusão do nome do Executado nos órgãos de proteção ao crédito, conforme prevê o art. 782, §3º do CPC, in verbis:

 

Art. 782. Não dispondo a lei de modo diverso, o juiz determinará os atos executivos, e o oficial de justiça os cumprirá.

§ 3º A requerimento da parte, o juiz pode determinar a inclusão do nome do executado em cadastros de inadimplentes.

 

Posto isso, requer a inclusão do nome do Executado nos órgãos de proteção ao crédito por meio do sistema SERASAJUD.

 

II – PEDIDO DE PENHORA PERMANENTE DE ATIVOS FINANCEIROS

 

E ainda, o Exequente requer a realização da pesquisa via sistema Sisbajud, uma vez que o Executado responde com todos os seus bens PRESENTE E FUTUROS, conforme art. 789 do CPC, o que por si só autoriza o peito junto as instituições financeiras, vejamos:

 

Art. 789. O devedor responde com todos os …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.