Petição
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA$[PROCESSO_VARA] DA FAMÍLIA E SUCESSÕES DA COMARCA DE $[PROCESSO_COMARCA]$[PROCESSO_UF]
$[parte_autor_nome_completo],$[parte_autor_nacionalidade], $[parte_autor_estado_civil], $[parte_autor_profissao], portador do $[parte_autor_rg] e inscrito no $[parte_autor_cpf], residente e domiciliado na $[parte_autor_endereco_completo]; e $[parte_autor_nome_completo],$[parte_autor_nacionalidade], $[parte_autor_estado_civil], $[parte_autor_profissao], portador do $[parte_autor_rg] e inscrito no $[parte_autor_cpf], residente e domiciliado na $[parte_autor_endereco_completo], vem, respeitosamente à presença de Vossa Excelência, por intermédio de sua procuradora signatária, com fundamento no artigo 611 e seguintes do Código de Processo Civil, requerer a abertura de
INVENTÁRIO
do patrimônio deixado em virtude do falecimento, ab intestato, de $[parte_reu_nome_completo], $[parte_reu_nacionalidade], $[parte_reu_estado_civil], $[parte_reu_profissao], inscrito no $[parte_reu_cpf] e $[parte_reu_rg], residente e domiciliado na $[parte_reu_endereco_completo], prestando para tanto, as seguintes declarações:
PRELIMINARMENTE – DA JUSTIÇA GRATUITA
Os Requerente não possuem condições de arcar com custas do processo sem prejuízo de seu próprio sustento, portanto, requer o deferimento de gratuidade de justiça com fulcro no artigo 98º, caput, do Código de Processo Civil.
Ab initio, sob as penas da Lei, DECLARA o polo ativo que não está em condições de arcar com às custas do processo e os honorários de advogado, sem prejuízo do sustento próprio e/ou de sua família.
DOS FATOS
$[geral_informacao_generica], faleceu em 12/09/2013, conforme atesta a Certidão de Óbito que segue em anexo, exarada pelo Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, da 4ª Zona de $[geral_informacao_generica].
Era brasileiro, filho de $[geral_informacao_generica] e, $[geral_informacao_generica]o, residente e domiciliada na comarca de Porto Alegre, conforme documentos anexos. Não deixou testamento conhecido ou disposição de última vontade, mas possuía participação em uma empresa que se encontra inativa.
$[geral_informacao_generica], era sócio da empresa denominada$[geral_informacao_generica], inscrita no CNPJ sob o n.º $[geral_informacao_generica], com sede na Rua Dr. $[geral_informacao_generica], junto a comarca de Porto Alegre/RS. Tal …