Direito Civil

[Modelo] de Ação de Alienação Judicial de Imóvel Comum | Desacordo sobre Preço entre Condôminos

Resumo com Inteligência Artificial

Ação de alienação judicial de imóvel comum devido a desacordo sobre o preço entre condôminos. Os autores buscam a venda judicial, solicitando citação dos demais condôminos, avaliação do imóvel e adjudicação das frações ideais, fundamentando-se no Código Civil e Código de Processo Civil.

18visualizações

2downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA $[PROCESSO_VARA] VARA CÍVEL DA COMARCA DE $[PROCESSO_COMARCA] - $[PROCESSO_UF]

 

 

 

 

 

 

 

 

$[parte_autor_nome_completo],$[parte_autor_nacionalidade], $[parte_autor_estado_civil], $[parte_autor_profissao], portador do $[parte_autor_rg] e inscrito no $[parte_autor_cpf], residente e domiciliado na $[parte_autor_endereco_completo], a sua mulher $[parte_autor_nome_completo],$[parte_autor_nacionalidade], $[parte_autor_estado_civil], $[parte_autor_profissao], portador do $[parte_autor_rg] e inscrito no $[parte_autor_cpf], residente e domiciliado na $[parte_autor_endereco_completo], através de seu advogado constituído com os poderes conferidos no incluso instrumento de mandato, vêm, perante V. Exa. amparados nos artigos 632, 1.117, inciso II, 1.118 do Código Civil, 1.103, 1.112, inciso IV e seguintes do Código de Processo Civil, propõem a presente

 

AÇÃO DE ALIENAÇÃO JUDICIAL DE COISA COMUM

 

contra: $[parte_reu_nome_completo], $[parte_reu_nacionalidade], $[parte_reu_estado_civil], $[parte_reu_profissao], inscrito no $[parte_reu_cpf] e $[parte_reu_rg], residente e domiciliado na $[parte_reu_endereco_completo] e $[parte_reu_razao_social], pessoa jurídica de direito privado, inscrita no $[parte_reu_cnpj], com sede na $[parte_reu_endereco_completo], desta cidade, argumentando e comprovando o seguinte:

 

PRELIMINARMENTE

 

1. Em $[geral_data_generica], por Escritura Pública de Compra e Venda, outorgada em $[geral_data_generica], às fls. $[geral_informacao_generica] do Livro nº $[geral_informacao_generica], do tabelionato $[geral_informacao_generica], desta Comarca, o Requerente, juntamente com outros condôminos adquiriram de $[geral_informacao_generica], parte ideal correspondente a $[geral_informacao_generica]% do imóvel situado nesta cidade que assim se descreve:

 

"O terreno situado nesta cidade, medindo $[geral_informacao_generica] metros de frente para a Rua $[geral_informacao_generica], fazendo fundos com a Rua $[geral_informacao_generica], antigamente Rua $[geral_informacao_generica], confrontando-se ao sul, com terreno de sucessores de $[geral_informacao_generica] e ao norte, com propriedade dos sucessores de $[geral_informacao_generica] e do espólio de $[geral_informacao_generica], sem benfeitorias", matriculado sob o nº $[geral_informacao_generica] no Registro Geral de Imóveis desta Comarca.

 

2. Em $[geral_data_generica], adquiriu de $[geral_informacao_generica] e outros, parte ideal correspondente a $[geral_informacao_generica]% e de $[geral_informacao_generica] e sua mulher, $[geral_informacao_generica]% do referido imóvel, conforme provam os Registros nºs. $[geral_informacao_generica] - Protocolo $[geral_informacao_generica] e $[geral_informacao_generica] - Protocolo $[geral_informacao_generica] - Matrícula nº $[geral_informacao_generica], do Registro Geral de Imóveis desta Comarca. (doc. nº).

 

3. Com essas aquisições, os Requerentes são proprietários da fração ideal de $[geral_informacao_generica] do imóvel.

 

4. Não adquiriram as frações ideais de $[geral_informacao_generica], de $[geral_informacao_generica]% e $[geral_informacao_generica], de $[geral_informacao_generica]%, totalizando $[geral_informacao_generica]% (doc. nº).

 

5. O condômino $[geral_informacao_generica] é falecido. $[geral_informacao_generica] Autos $[geral_informacao_generica],, processados pelo Juízo de Direito da Vara Cível desta Comarca, foi homologado por sentença em $[geral_informacao_generica], transitada em julgado, indicada e nomeada $[geral_informacao_generica], nos termos do artigo 1.040, inciso do Código de Processo Civil. (doc. nº).

 

O DIREITO

 

6. O artigo 632 do Código Civil conceitual:

 

"Quando a coisa for indivisível, ou se tornar pela divisão, imprópria ao seu destino, e os consortes não quiserem adjudicá-la a um só, indenizando os outros, será vendida e repartido o preço, preferindo-se na venda, em condições iguais de oferta, o condômino ao estranho, entre os condôminos o que tiver na coisa benfeitorias mais valiosas, e, não as havendo, o de quinhão maior."

 

7. A Prefeitura de $[geral_informacao_generica], em $[geral_data_generica], promulgou a Lei nº 158/80. A Súmula é a seguinte:

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.