Direito do Consumidor

[Modelo] de Embargos à Ação Monitória | Contestação de Cobrança Indevida e Juros Abusivos

Resumo com Inteligência Artificial

Embargos à ação monitória por cobrança indevida, contestando juros abusivos e anatocismo. O autor pleiteia a revisão dos valores cobrados e a concessão de efeito suspensivo, além de Justiça Gratuita e produção de provas periciais.

27visualizações

6downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA $[processo_vara] VARA FEDERAL DA JUSTIÇA FEDERAL EM $[processo_comarca] - $[processo_uf]

 

 

 

 

 

Processo nº $[processo_numero_cnj]

 

 

 

 

 

$[parte_autor_nome_completo], $[parte_autor_nacionalidade], $[parte_autor_maioridade], $[parte_autor_estado_civil], $[parte_autor_profissao], inscrito no CPF sob o nº $[parte_autor_cpf], RG nº $[parte_autor_rg], residente e domiciliado $[parte_autor_endereco_completo], advogado em causa própria, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, propor o presente 

 

EMBARGOS À AÇÃO MONITÓRIA C/C PEDIDO DE EFEITO SUSPENSIVO

 

em face de $[parte_reu_razao_social], CNPJ n°  $[parte_reu_cnpj], com representação jurídica em $[parte_reu_endereco_completo], onde recebe citações e intimações, pelas razões e fatos a seguir expostos.

 

DOS FATOS

 

As partes firmaram diversos contratos descritos na inicial da Ação de Execução tendo os número $[geral_informacao_generica], $[geral_informacao_generica], $[geral_informacao_generica], $[geral_informacao_generica], $[geral_informacao_generica], $[geral_informacao_generica], que somam a cobrança de R$ $[geral_informacao_generica].

 

Com o atraso no pagamento o embargado entrou com ação monitória em face do embargante, entretanto, com valores infundados com juros notoriamente abusivos, razão pela qual o embargante apresenta a presente demanda.

 

DO DIREITO

 

Conforme narrado, estão sendo exigidos valores indevidos pela instituição financeira, uma vez que composto por juros sobre juros (anatocismo), o que fere os direitos básicos do consumidor.

 

Ocorre que referidos JUROS COMPOSTOS, diários ou mensais, têm sua cobrança vedada pelo ordenamento jurídico pátrio, nos estritos termos do art. 4º, do decreto n.º 22.626, de 07/04/93, que assim dispõe:

 

"Art. 4º. É proibido contar juros dos juros; esta proibição não compreende a acumulação de juros vencidos aos saldos líquidos em conta-corrente de ano a ano.

 

Este posicionamento é cristalino na redação da Súmula 121 do Supremo Tribunal Federal com a seguinte redaç…

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.