Direito Civil

[Modelo] de Contestação em Ação de Busca e Apreensão | Inadimplência e Litigância de Má-fé

Resumo com Inteligência Artificial

Contestação em Ação de Busca e Apreensão, alegando inadimplência do requerido e problemas mecânicos no veículo, impossibilitando seu uso. Requer justiça gratuita, indeferimento dos pedidos iniciais, pagamento em dobro de valores indevidos e condenação por litigância de má-fé.

12visualizações

6downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE $[processo_comarca]

                           

 

 

 

PROCESSO N°$[processo_numero_cnj]

 

 

 

 

$[parte_autor_nome_completo], já devidamente qualificado nos autos em epígrafe, vem respeitosamente perante vossa excelência, por meio de seu advogado “in fine” assinado $[advogado_nome_completo] $[advogado_oab], nos termos do art. 334 do NCPC e seus subsequentes apresentar

CONTESTAÇÃO

Nos autos da AÇÃO DE BUSCA E APREENSÃO que lhe move $[parte_reu_razao_social], antes os fatos e direito a seguir.

 

DA TEMPESTIVIDADE

 

A presente propositura é tempestiva posto que observa-se, criteriosamente, o prazo estipulado no art. 335 do NCPC, dada vista que fora ocorrida à audiência de mediação e conciliação no dia $[geral_data_generica] iniciando-se assim o prazo, tendo como término no dia $[geral_data_generica]. Portanto, ante propositura antecedente ao prazo findo, está esta tempestiva.

 

PRELIMINARMENTE

 

ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA

 

O requerido não dispõe de condições financeiras suficientes para custear as despesas processuais sem prejuízo do seu sustento próprio ou de sua família sem que isso importe em prejuízo, por atingir seus rendimentos já bastante comprometidos. Visto que a nossa Constituição da República de 1998 assegura as pessoas acesso à justiça gratuita, vejamos, in vebis:

 

 

CF/88 – Art. 5º – LXXIV – o Estado prestará assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos.

 

 

No mesmo norte, a Lei nº 1.060/50, art. 4º e art. 55 da Lei 9.099/95 garantem à assistência judiciária a parte processual. In verbis:

 

 

Art. 4º. A parte gozará dos benefícios da assistência judiciária, mediante simples afirmação, na própria petição inicial, de que não está em condições de pagar à custa do processo e os honorários de advogado, sem prejuízo próprio ou de sua família.

 

Art. 55. A sentença de primeiro grau não condenará o vencido em custas e honorários de advogado, ressalvados os casos de litigância de má-fé. Em segundo grau, o recorrente, vencido, pagará à custa e honorários de advogado, que serão fixados entre dez por cento e vinte por cento do valor de condenação ou, não havendo condenação, do valor corrigido da causa.

 

 

Fatos estes pelo quais necessitam dos auspícios da Justiça Gratuita, que requer nos moldes do art. 5º, XXXIV da Constituição Federal e arts. 98 e 99 do CPC/2015, art. 4º Lei 1060/50, art. 55 Lei 9.099/95.

 

Nestes termos, para que tudo se processe em forma legal, aguarda merecer deferimento.

 

SÍNTESE DOS FATOS

 

Alegam os requerentes que concedeu ao requerido um financiamento no valor de $[geral_informacao_generica], para ser restituído por meio de $[geral_informacao_generica] prestações mensais, no valor de …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.