Direito Civil

[Modelo] de Alvará Judicial | Levantamento de Saldo Bancário por Herdeiros

Resumo com Inteligência Artificial

Os autores, herdeiros do falecido, solicitam alvará judicial para levantamento de saldo bancário em conta poupança. O falecido deixou valores bloqueados, não havendo bens a inventariar. Fundamentam o pedido na Lei 6.858/1980, que permite o levantamento sem inventário.

44visualizações

8downloads

Sobre este documento

Petição

AO JUÍZO DE DIREITO DA VARA DA COMARCA DE $[processo_comarca]

 

 

 

 

 

 

 

$[parte_autor_nome_completo], criança, nascido em $[geral_data_generica], neste ato representados por sua genitora, $[geral_informacao_generica], portadora da Cédula de Identidade RG nº $[parte_autor_rg], inscrita no CPF sob o nº $[parte_autor_cpf], residentes e domiciliados na Rua$[parte_autor_endereco_completo], por intermédio da Defensoria Pública do Estado de $[processo_estado], vem, perante Vossa Excelência, requer 

ALVARÁ JUDICIAL

com fundamento na Lei n. 6.858/1980, pelas razões a seguir expostas.

 

DOS FATOS E DOS FUNDAMENTOS JURÍDICOS

 

Os requerentes são filhos e viúva de $[geral_informacao_generica], portador da Cédula de Identidade RG n. $[geral_informacao_generica], inscrito no CPF sob o n. $[geral_informacao_generica], falecido em $[geral_data_generica] (cópia de certidão de óbito anexa).

 

O falecido não deixou bens a inventariar, mas deixou um valor em conta poupança/corrente junto à $[geral_informacao_generica] uma quantia proveniente do seu FGTS.

 

O montante exato os requerentes não podem precisar, porque conforme resposta do ofício em anexo da citada instituição financeira informaram-lhe que não podem informar a existência do valor, ao argumento de se tratar de dados de natureza sigilosa.

 

A importância depositada junto à instituição financeira está bloqueada e demanda, para seu levantamento, autorização judicial; por isso, é formulado este requerimento de alvará judicial.

 

Ressalte-se, ainda, que não é o caso de abertura de inventário, porque o de cujus não deixou bens a inventariar e o único pleito trata-se de montante depositado em conta bancária.

 

Os artigos 1º e 2º da Lei n. 6.858/1980 e 666 do Código de Processo Civil dispensam inventário ou arrolamento para levantamento de valores, senão vejamos a redação dos dispositivos:

 

 

“…

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.