Direito Civil

[Modelo] de Abertura de Inventário | Requerimento de Partilha e Nomeação de Inventariante

Resumo com Inteligência Artificial

Requer a abertura de inventário para bens deixados por falecido sem testamento. Solicita a nomeação da cônjuge como inventariante e a concessão de assistência judiciária gratuita. Pede a busca por certidão negativa de testamento e a expedição da formal de partilha após apresentação do plano de partilha.

38visualizações

6downloads

Sobre este documento

Petição

AO JUÍZO DA VARA ÚNICA DA COMARCA DE $[processo_comarca] – $[processo_estado]

 

 

 

 

 

 

 

$[parte_autor_nome_completo],$[parte_autor_nacionalidade], $[parte_autor_estado_civil], $[parte_autor_profissao], filha de $[geral_informacao_generica], portadora do Rg nº $[parte_autor_rg] e do CPF sob nº $[parte_autor_cpf] residente e domiciliada $[parte_autor_endereco_completo], por intermédio da sua Advogada (procuração anexa), vem perante Vossa Excelência, com fulcro no artigo 610, e seguinte do Código de Processo Civil e artigos 1.991, e seguintes do Código Civil, requerer:

ABERTURA DE INVENTÁRIO

do patrimônio deixado em virtude do falecido, ab intestado, de $[geral_informacao_generica], atendendo para tanto, as seguintes declarações.

 

 

 

DA ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA:

 

A Autora não dispõe de meios para arcar com nenhuma das despesas processuais listadas no art. 98, § 1º, I a IX, do CPC, inclusive eventuais honorários de sucumbência, sem que isso acarrete limitações severas ao sustento próprio e familiar, na forma prevista nos arts. 98, caput, e 99, §§ 2º e 3º, da Lei nº 13.105/2015, razão pela qual, pleiteia a concessão da gratuidade judiciária.

DO AUTOR DA HERANÇA

 

$[geral_informacao_generica], faleceu em$[geral_data_generica], às $[geral_informacao_generica], em na $[geral_informacao_generica], conforme certidão de óbito anexa. O de cujus era brasileiro, filho de $[geral_informacao_generica] ,RG nº $[geral_informacao_generica], com residência na $[geral_informacao_generica].

 

O falecido não deixou testamento conhecido ou disposição de última vontade, mas deixou bens a inventariar, $[geral_informacao_generica] herdeiros e sua esposa/meeira.

 

No tocante à certidão negativa de testamento, o Estado do $[geral_informacao_generica] não se encontra cadastrado no banco de dados do $[geral_informacao_generica]. De modo que, requer que seja determinada a busca da certidão negativa de testamento pela Secretaria da Vara, conforme orienta o CNJ e tem entendido os tribunais.

 

Isso porque, ao buscar a certidão de inexistência de testamento no endereço eletrônico da Central Notarial de Serviços Compartilhados (CENSEC), verificamos que só são expedidas certidões para cinco estados, a saber: $[geral_informacao_generica]. Portanto, como o sistema não expede informações referentes ao Estado do$[geral_informacao_generica], não foi possível juntar tal certidão.

 

Ademais, o art. 1º do Provimento 56/2016 prescreve que compete ao juízo do inventário fazer a busca no Registro Geral de Testamentos, como adiante transcrito:

 

 

Art. 1º Os Juízes de Direito, para o processamento dos inventários e partilhas judiciais, e os Tabeliães de Notas, para a lavratura das escrituras públicas de inventário extrajudicial, deverão acessar o Registro Central de Testamentos On-Line (RCTO), módulo de informação da CENSEC – Central Notarial de Serviços Compartilhados, para buscar a existência de testamentos públicos e instrumentos de aprovação de testamentos cerrados.

 

Art. 2º É obrigatório para o processamento dos inventários e partilhas judiciais, bem como para lavrar escrituras públicas de inventário extrajudicial, a juntada de certidão acerca da inexistência de testamento deixado pelo autor da herança, expedida pela CENSEC – Central Notarial de Serviços Compartilhados.

 

 

Nesse sentido, segue o entendimento jurisprudencial:

 

 

AGRAVO DE INSTRUMENTO. INVENTÁRIO. PLEITO DE RECONHECIMENTO DA RESPONSABILIDADE DO JUÍZO PELA JUNTADA DA CERTIDÃO ACERCA DA INEXISTÊNCIA DE TESTAMENTO DEIXADO PELO AUTOR DA HERANÇA. CABIMENTO. DECISÃO REFORMADA. É de responsabilidade do juiz singular, e não do inventariante, a …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 89,90
Mais escolhido
/mês

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca Avançada de Jurisprudência

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Gerador de Petições com IA
3 créditos /mês

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão