Petição
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE CIDADE - UF
Nome Completo, maioridade, neste ato representado por sua genitora Representante Legal, portadora do Inserir CPF, residentes e domiciliados na Inserir Endereço, por intermédio de seu advogado dativo, com instrumento de mandato em anexo (doc. junto), no endereço abaixo, onde recebe intimações e notificações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência, com suporte na Lei nº 5478/68 e demais dispositivos legais aplicáveis, interpor o presente pedido de:
AÇÃO DE ALIMENTOS
Em desfavor de Nome Completo, nacionalidade, estado civil, profissão, inscrito no Inserir CPF e Inserir RG, residente e domiciliado em lugar incerto e não sabido, pelas razões de fato e direito, que a seguir passará a expor, para ao final, requerer:
DA ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA
Inicialmente, afirma que não possui condições de arcar com custas processuais e honorários advocatícios sem prejuízo do sustento próprio bem como o de sua família, razão pela qual fazem jus ao benefício da gratuidade da justiça, nos termos do artigo 4º da Lei 1060/50, com redação introduzida pela Lei 7510/86.
DOS FATOS
A mãe do autor teve um relacionamento com o requerido, resultando desta união, o nascimento do filho Nome Completo, aos 30 de novembro de 2009, ora autor, conforme Certidão de Nascimento em anexo.
O Requerido, embora tenha registrado o filho, não contribui até para o sustento do mesmo, recusando-se terminantemente a colaborar espontaneamente quando procurado pela genitora do menor.
Desnecessário dizer que, ante a diferença e o descaso do Requerido quanto à sorte do próprio filho, vem o Requerente, passando por inúmeras privações, pois os rendimentos de sua mãe não são suficientes para atender a todos os reclamos oriundos da sua manutenção e sustento, necessitando da colaboração paterna.
Assim, somente a fixação judicial dos alimentos, poderá atender ao menos as necessidades elementares do autor, porquanto, cabe também ao Pai, ora Requerido, esta obrigação que decorre da Lei e da moral.
A genitora do requerente atualmente é auxiliar de produção, e o pouco que consegue mensalmente não supre as necessidades básicas do requerente precisando assim da ajuda paterna para provimento do mesmo, não possui bens móveis e nem imóveis.
O menor esta atualmente com 5 (cinco) anos de idade, tem gastos mensais aproximados de …