Direito Administrativo

[Modelo] de Embargos de Declaração | Omissão sobre Justiça Gratuita em Ação Ordinária

Resumo com Inteligência Artificial

Embargos de declaração visando sanar omissão da sentença que julgou improcedente pedido de gratificação de difícil acesso, sem se pronunciar sobre a assistência judiciária gratuita. O embargante argumenta sua hipossuficiência financeira e requer a concessão do benefício.

4visualizações

1downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA DO JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA da comarca de CIDADE - UF

 

 

 

 

 

Processo nº Número do Processo

 

 

 

 

 

Nome Completo, já qualificado nos autos, por sua procuradora judicial infra-assinada com procuração em anexo, vem, tempestivamente à  presença de Vossa Excelência, nos termos do art. 1.022 e 1.025 do Novo CPC, opor:

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

Em face da R. sentença que julgou improcedente em Ação Ordinária de Gratificação de Difícil Acesso, em face da AUTARQUIA HOSPITALAR MUNICIPAL.

BREVE SÍNTESE

O embargante é autor na ação que visa o recálculo da Gratificação de Difícil Acesso. Em data 01/04/2020, o MM. Magistrado proferiu a sentença, no seguinte teor:

 

Ante o exposto, julgo IMPROCEDENTES os pedidos e extinto o feito, com resolução de mérito, nos termos do art. 487, inciso I, do Código de Processo Civil. Custas e honorários indevidos na forma do artigo 54 da Lei nº 9.099/95. Oportunamente, arquivem-se os autos com as cautelas de praxe. P.I.

 

No entanto, pela simples leitura da decisão, vê-se que há OMISSÃO, acerca do pedido de gratuidade da justiça, formulado pelo autor, devendo, portanto, ser sanada.

 

Deste modo, não restou alternativa ao embargante senão a oposição dos presentes embargos declaratórios. 

DO DIREITO

A omissão ocorre quando a decisão falta clareza em sua redação especialmente quando deixa de considerar matérias amplamente debatida nos autos.

 

Ora excelência o embargante pleiteia os benefícios da JUSTIÇA GRATUITA, nos termos do artigo 98 e 99, §4º do NCPC e artigo 4º da Lei 1.060/50, por não possuir recursos suficientes para suprir as custas processuais sem prejuízo de seu sustento próprio e familiar.

 

Cumpre destacar que o salário do recorrente é de apenas R$ 2.500,00, visto que os valores remanescentes dizem a respeito de vale alimentação e refeição, não devendo serem computado nos cálculos para deferimento da justiça gratuita.

 

Por fim, além de receber um salário razoável o recorrente encontra-se com problemas …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.