Direito de Trânsito

[Modelo] de Recurso de Trânsito | Anulação de Auto de Infração por Defeitos do Fotossensor

Resumo com Inteligência Artificial

Recurso para anulação de auto de infração por excesso de velocidade. Alega deficiências do fotossensor, violação do princípio da legalidade e cerceamento do contraditório. Requer cancelamento da penalidade e revogação dos pontos no prontuário.

6visualizações

3downloads

Sobre este documento

Petição

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DEFESA PRÉVIA DA SEMOB – CIDADE - UF

 

 

 

 

 

REF. AUTO DE INFRAÇÃO N° Número do Processo

 

 

 

 

 

Nome Completo, nacionalidade, estado civil, profissão, portador do Inserir RG e inscrito no Inserir CPF, residente e domiciliado na Inserir Endereço, vem respeitosamente à presença de Vossa Senhoria, com fundamento na Lei nº. 9.503/97, interpor o presente

Recurso

contra a aplicação de penalidade por suposta infração de trânsito, conforme notificação anexa, o que faz da seguinte forma:

DOS FATOS

De acordo com mencionada notificação de penalidade (doc. 02), a motocicleta de minha propriedade, de marca/modelo HONDA/CG 150 TITAN KS, de placa Informação Omitida, RENAVAM n° Informação Omitida (doc. 03), foi multado na data de 27/10/2010 às 08h19, gerando a seguinte infração: 745-5/0 (TRANSITAR/VELOCIDADE SUPERIOR A MÁXIMA PERMITIDA EM ATÉ 20%) no seguinte local: AV. Informação Omitida – SENTIDO Informação Omitida.

DA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

Observa-se que a Notificação de Autuação contraria o Princípio da Legalidade, previsto no art. 37 da CF/88, pois desrespeita as normas estabelecidas pelo CONTRAN e DENATRAN. Tal princípio configura enorme garantia ao cidadão usuária das vias públicas e ônus para a autoridade de trânsito e seus agentes.

 

Sabe-se que, para a instalação de tais equipamentos a de se respeitar certas normas estabelecidas no CTB e no Direito administrativo Brasileiro, sob pena de todos os atos se caracterizarem como nulos de pleno direito.

 

Em consulta ao CTB, foi verificado que para o funcionamento correto de tal equipamento, o órgão administrador deve manter uma sinalização prévia de 300m (trezentos metros) de distancia do local do equipamento, sob pena de infringir os princípios da publicidade e legalidade contidos no direito administrativo brasileiro.

 

Tem-se por certo que a distancia aferida pelo requerente é bem abaixo do regulamentado, causando dificuldade para visualização do equipamento de fiscalização pelo Requerente, e que desrespeita o estabelecido pelo CONTRAN.   

DAS DEFICIÊNCIAS DO FOTOSSENSOR

Muito já foi dito sobre as ilegalidades envolvendo o fotossensor sem que, no entanto, tenha-se definido o aparelho sob comento. Por uma questão de clareza e para uma melhor compreensão de todas as irregularidades que se passará a expor doravante, mister se faz explicar agora o que é o aparelho fotossensor, como funcionamento e qual é sua finalidade, para que o ilustre julgador tenha uma dimensão maior para poder aplicar a justiça.

 

O fotossensor teria algumas funções básicas, tais como: detectar a invasão da faixa de segurança, o avanço no sinal vermelho e a medição da velocidade. Para isso, conta com um microcomputador e uma câmera fotográfica acoplados ao próprio semáforo. A lente da câmara capta o movimento em toda extensão da faixa. Possui também dois sensores instalados no asfalto, localizados no início e no final da faixa de pedestre, por exemplo. 

 

Ora, será uma foto o meio seguro para se saber se houve realmente uma infração de trânsito? A resposta com certeza é negativa. Os fotossensores apenas registram eventos sem, no entanto, utilizar do bom senso, psicologia e discernimento que teria uma autoridade de trânsito para concluir se ocorrera ou não a infração. Isso são qualidades inerentes ao ser humano que, apesar de falho em muitos aspectos, é insubstituível pela máquina. O que, por uma simples foto, pareceria uma infração às leis de trânsito, poderia ter um julgamento diferente por um guarda. Com sua experiência e sensibilidade detectaria fatos que escapariam ao alcance dos "olhos mecânicos". Assim se determinaria, por exemplo, se o motorista passou no sinal vermelho a mando de um agente de trânsito que nesse sentido o orientou; se um outro parou sobre a faixa de …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.