Direito Processual Civil

Modelo de Sustentação Oral | 2025

Resumo com Inteligência Artificial

O documento é um pedido de sustentação oral em Agravo de Instrumento, visando garantir o direito à ampla defesa após indeferimento de tutela provisória. Fundamenta-se no CPC e na Constituição, requerendo a oportunidade de expor argumentos e responder a perguntas dos julgadores.

1visualizações

1downloads

Petição Premium

  • Legislação Atualizada

  • Doutrina Atualizada

  • Jurisprudência Atualizada

  • Tipografia Jurídica

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) DESEMBARGADOR (A) PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE $[PROCESSO_ESTADO]

 

 

Processo nº $[processo_numero_cnj]                                                                           

Agravante: $[parte_autor_nome_social]

Agravado: $[parte_reu_nome_completo]

                                                                          

 

 

Resumo

 

1. PEDIDO DE SUSTENTAÇÃO ORAL

 

                                                        

 

$[parte_autor_nome_completo_], devidamente qualificado nos autos do processo em epígrafe, por seu procurador infra-assinado, vem, respeitosamente à presença de Vossa Excelência, requerer o presente

 

PEDIDO DE SUSTENTAÇÃO ORAL

 

com fulcro no Art. 937, inciso VIII, do Código de Processo Civil, em conformidade com os Arts. 5º, inciso LV, e 133, ambos da Constituição Federal, em face do indeferimento da tutela provisória de urgência antecipada pelo Relator, o Agravante considera ser necessária sustentação oral para garantir a sua ampla defesa, pelos fatos e fundamentos jurídicos a seguir expostos:

 

 

 

 

Conforme consta dos autos, o juízo de origem indeferiu o pedido de concessão de tutela provisória de urgência formulado pelo Agravante, no bojo da Ação de $[geral_informacao_generica].

 

Em face dessa decisão interlocutória, foi interposto o competente Agravo de Instrumento, com requerimento de atribuição de efeito suspensivo ativo.

 

No entanto, embora o recurso tenha sido conhecido, a antecipação de tutela não foi deferida pelo Relator.

 

Diante desse cenário, entende o Agravante ser imprescindível a realização de sustentação oral na sessão de julgamento do Agravo de Instrumento, a fim de melhor expor os fundamentos jurídicos e fáticos que amparam o pedido recursal, garantindo-se, assim, o pleno exercício da defesa técnica.

 

O direito à sustentação oral em sede de Agravo de Instrumento contra decisões que versem sobre tutelas provisórias encontra amparo expresso no Art. 937, inciso VIII, do Código de Processo Civil:

 

Art. 937. Na sessão de julgamento, depois da exposição da causa pelo relator, o presidente dará a palavra, sucessivamente, ao recorrente, ao recorrido e, nos casos de sua intervenção, ao membro do Ministério Público, pelo prazo improrrogável de 15 (quinze) minutos para cada um, a fim de sustentarem suas razões, nas seguintes hipóteses, nos termos da parte final do caput do art. 1.021:

(...)

VIII - no agravo de instrumento interposto contra decisões interlocutórias que versem sobre tutelas provisórias de urgência ou da evidência;

 

 

Ademais, a Constituição Federal assegura aos litigantes, em processo judicial, os direitos ao contraditório e à ampla defesa, conforme Art. 5º…

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Avançado

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.