[Modelo] de Requerimento de Renúncia de Excedente em Juizado Especial Cível
Resumo com Inteligência Artificial
Requerimento de renúncia ao valor excedente que ultrapassa o teto do Juizado Especial Cível, com base no artigo 292, §3º do CPC, visando adequar o valor da causa ao proveito econômico pretendido pelo autor.
93visualizações
19downloads
Sobre este documento
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.
Não encontrou o que queria?
Agora você pode gerar documentos jurídicos com segurança utilizando nossa Inteligência Artificial!
Petição
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA $[PROCESSO_VARA] VARA DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DE $[PROCESSO COMARCA] $[PROCESSO_UF]
Processo Nº: $[processo_numero_cnj]
$[parte_autor_nome_completo], já devidamente qualificada nos autos em epígrafe, por intermédio do seu advogado, vem à douta presença de Vossa Excelência, requerer à aplicação do artigo 292, §3º, do Código de Processo civil, pelos seguintes motivos a seguir expostos.
Em virtude do r. despacho proferido nos autos por este juízo, em elogio ao …
Agora você pode gerar documentos jurídicos com segurança utilizando nossa Inteligência Artificial!
Não fique com dúvidas
Confira as perguntas frequentes
Ainda com dúvidas? Entre em contato com nossa equipe de especialistas.
A renúncia do excedente é o ato de abrir mão de qualquer valor que ultrapasse o teto máximo permitido para causas no juizado especial cível, a fim de manter o processo dentro da competência deste juizado.
O teto máximo do juizado especial cível é de 40 salários mínimos, valor que pode variar conforme o salário mínimo vigente.
O artigo 292, §3º, do CPC estipula que o juiz pode corrigir, por conta própria, o valor da causa quando constatar que ele não corresponde ao conteúdo patrimonial em discussão ou ao proveito econômico pretendido pelo autor.
O Enunciado 39 do FONAJE permite que o autor renuncie ao valor excedente ao teto do juizado especial para manter o processo sob sua competência, mesmo que o valor original ultrapasse o limite.
Renunciar ao excedente é uma estratégia para manter o processo tramitando no juizado especial cível, que é mais rápido e menos custoso, evitando o deslocamento para a justiça comum.
O autor ou seu advogado deve peticionar ao juiz, formalizando o pedido de renúncia do valor que ultrapassa o teto do juizado especial, conforme previsto no artigo 292, §3º, do CPC.
Ainda com dúvidas? Entre em contato com nossa equipe de especialistas.