Direito Administrativo

[Modelo] de Manifestação Administrativa | Defesa de Professor sobre Vínculo Formal com Empresa

Resumo com Inteligência Artificial

Servidora docente apresenta manifestação em processo administrativo, esclarecendo que não exerceu atividades remuneradas em empresa, apenas mantendo vínculo formal. Argumenta que não houve violação à dedicação exclusiva, pedindo o arquivamento do processo.

16visualizações

4downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA $[PROCESSO_VARA] VARA FEDERAL DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DE $[PROCESSO_COMARCA] - $[PROCESSO_UF]

 

 

 

 

 

Processo Administrativo nº $[processo_numero_cnj]

 

 

 

 

 

$[parte_autor_nome_completo], docente inscrita nesta Universidade, em face aos indícios apontados na solicitação de Auditoria nº $[geral_informacao_generica], vem por meio deste, apresentar a sua manifestação em face dos indícios apontados no processo em epígrafe, que faz nos seguintes termos:

 

O objeto do presente processo gira em torno da hipotética concomitância entre a condição de Docente da Requerida junto a esta instituição e a posição de sócio-administrador da empresa $[geral_informacao_generica].

 

Assim, importa esclarecer que no período indicado – Dezembro/2011 – As atividades da referida empresa já tinham sido encerradas, o que se confirma com a solicitação de baixa do alvará de funcionamento da empresa protocolada em setembro de 2011, bem como com a ausência de movimentação financeira da empresa, o que se comprova com o demonstrativo financeiro junto à Receita Federal que junta em anexo.

 

Portanto, inobstante a permanência da inscrição da empresa no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica indicando a docente ainda como sócio-administrador, a servidora não exercia qualquer atividade ou recebia qualquer rendimento por parte da empresa. 

 

 Cabe destacar que a Lei nº 5.539/68, que dispõe sobre o Estatuto do Magistério Superior, dispõe que:

 

Art 18. Fica proibido ao docente em regime de dedicação exclusiva o exercício de qualquer outro cargo, ainda que de magistério, ou de qualquer função ou atividade remunerada, ressalvadas as seguintes hipóteses:

I - o exercício em órgãos de deliberação coletiva, desde que relacionado com o cargo ou função;

II - as atividades de natureza cultural ou científica exercidas eventualmente sem prejuízo dos encargos de ensino e pesquisa.

 

No mesmo sentido, o Decreto nº 94.664/87, especifica:

 

Art. 14. O Professor da carreira do Magistério Superior será submetido a um dos seguintes regimes de trabalho:

I - dedicação exclusiva, com obrigação de prestar quarenta horas semanais de trabalho em dois turnos diários completos e impedimento do exercício de outra atividade remunerada, pública ou privada;

 

 Ou seja, o impedimento legal é específico ao exercício de outra atividade remunerada e que, principalmente, comprometa as atividades diárias à docência e à pesquisa.

 

O impedimento do exercício de outra atividade, imposto pelo citado …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.