Direito Sucessório

[Modelo] de Inventário pelo Rito de Arrolamento | Abertura e Partilha de Bens

Resumo com Inteligência Artificial

A petição inicial requer a abertura de inventário pelo rito do arrolamento, envolvendo um lote de terreno do espólio. A autora pede justiça gratuita, nomeação como inventariante e citação dos herdeiros, além da autorização para venda do imóvel e formal de partilha ao final.

6visualizações

1downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA $[PROCESSO_VARA] VARA DA FAMILIA DA COMARCA DE $[PROCESSO_COMARCA] - $[PROCESSO_UF]

 

 

 

 

 

Processo nº $[processo_numero_cnj]

 

 

 

 

 

$[parte_autor_nome_completo], $[parte_autor_nacionalidade], $[parte_autor_estado_civil], $[parte_autor_profissao], $[parte_autor_cpf], $[parte_autor_rg], residente e domiciliada a rua $[parte_autor_endereco_completo] por sua procuradora adiante assinado $[advogado_nome_completo], inscrito na OAB sob nº $[advogado_oab], estabelecido na $[advogado_endereco], onde recebe intimações, vêm respeitosamente à presença de V. Exa., para com base no que dispõe o artigos 1.032/1.036 do Código de Processo Civil, propor o presente

 

INVENTÁRIO PELO RITO DE ARROLAMENTO

 

dos bens deixados por falecimento de $[parte_autor_nome_completo] para que prestam as seguintes declarações:

 

I – DA JUSTIÇA GRATUITA

 

Inicialmente, por ser a Requerente pessoa carente na acepção jurídica do termo, não tendo condições de arcar com o pagamento das custas processuais e honorários advocatícios, sem prejuízo de seu próprio fim, conforme declaração anexa e com fulcro no art. 4º da Lei 1.060/50, se requer a concessão de justiça gratuita.

 

Em face do que foi anteriormente relatado, faz-se relevante respaldar o pedido nos diplomas legais, sendo os mesmos, a Constituição Federal, que em seu artigo 5º, inciso LXXIV, garante o acesso à justiça gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos, e também a Lei 1.060/50, que rege todo o instituto da assistência judiciária.

 

II – DO AUTOR DA HERANÇA

 

$[parte_autor_nome_completo], faleceu em 28/09/1990, conforme atesta a certidão de óbito anexa, exarada pelo 10 Circunscrição da ª 5 zona Freguesia do $[geral_informacao_generica]. Era brasileira, filha de $[geral_informacao_generica] e $[geral_informacao_generica], casada, do lar, portador da CI nº $[geral_informacao_generica],  residia no endereço $[geral_informacao_generica]. Não deixou testamento conhecido ou disposição de última vontade, mas deixou bens a inventariar e 6 filhos.

 

III - DOS HERDEIROS

 

São herdeiros do "de cujus": $[geral_informacao_generica], $[geral_informacao_generica], $[geral_informacao_generica], $[geral_informacao_generica], $[geral_informacao_generica].

 

IV – DO ESPÓLIO

 

Excluido os bens do meeiro, o espolio e detendor de 16,66%  …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 89,90
Mais escolhido
/mês

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca Avançada de Jurisprudência

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Gerador de Petições com IA
3 créditos /mês

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão