Petição
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA $[PROCESSO_VARA] VARA DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DE $[PROCESSO COMARCA] $[PROCESSO_UF]
$[parte_autor_nome_completo],$[parte_autor_nacionalidade], $[parte_autor_estado_civil], $[parte_autor_profissao], portador do $[parte_autor_rg] e inscrito no $[parte_autor_cpf], residente e domiciliado na $[parte_autor_endereco_completo], vem, mui respeitosamente perante V. Exa. através dos procuradores in fine assinados, propor a presente
AÇÃO DE COBRANÇA DE ALUGUEIS E DEMAIS ENCARGOS
em face de $[parte_reu_nome_completo], $[parte_reu_nacionalidade], $[parte_reu_estado_civil], $[parte_reu_profissao], inscrito no $[parte_reu_cpf] e $[parte_reu_rg], residente e domiciliado na $[parte_reu_endereco_completo], pelos motivos de fato e razões de direito que passa a expor:
1. DOS FATOS
O requerente, na qualidade de proprietário do imóvel situado na $[geral_informacao_generica] um contrato verbal de locação, pelo valor de aluguel no importe de R$ $[geral_informacao_generica].
No mencionado contrato, ficou ajustado que além do aluguel, o requerido ficaria responsável pelo pagamento das contas pelo consumo de água, energia, demais encargos pertinentes ao uso do imóvel e reparos quando da desocupação do imóvel.
No mês de janeiro deste ano, o requerido desocupou o imóvel sem avisar ao requerente, deixando de pagar os alugueis entres os meses julho de 2020 a janeiro de 2021, contas de água e energia, e não realizou os reparos no imóvel quando da desocupação.
Diante dessa situação, o requerente enviou, através do Oficial de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas desta urbe, notificação para o requerido, no prazo de 15 dias, regularizasse as pendencias do contrato de aluguel (doc. anexo). Contudo, transcorreu prazo, sem qualquer manifestação do requerido.
Diante da inércia do requerido, o requerente solicitou o orçamento para contratar mão de obra, e custear os objetos necessários para a reparação do imóvel. A realização de tais reparos devem ser considerada para cobrança de alugueres e demais encargos.
Assim, esgotada todas as maneiras possíveis solucionar amigavelmente, no sentido do requerido satisfizesse espontaneamente sua obrigação, a via judicial se mostra o melhor caminho de justiça.
2. DO DIREITO
2.1 O primeiro ponto a ser firmado, consiste na demonstração da obrigação legal que o locatário/ requerido possui frente ao locador; nesse sentido, insta transcrever o que reza o inciso I, III e VIII do …