Direito de Família

Modelo de Inicial. Ação de Guarda. Menor. Família | Adv.Sérgio

22

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA $[PROCESSO_VARA] VARA DA FAMÍLIA E SUCESSÕES DA COMARCA DE $[PROCESSO_COMARCA] - $[PROCESSO_UF]

 

 

 

 

 

  

 

$[parte_autor_nome_completo],$[parte_autor_nacionalidade], $[parte_autor_estado_civil], $[parte_autor_profissao], portador do $[parte_autor_rg] e inscrito no $[parte_autor_cpf], residente e domiciliado na $[parte_autor_endereco_completo], por seu advogado signatário, vem, respeitosamente a presença de V. Exa, com fulcro no  artigo 227, da Constituição Federal c/c a Lei 8069  de 13/07/1990, além dos demais dispositivos legais vigentes e aplicáveis à matéria, propor ação de 

 

GUARDA DE MENOR

 

em face de $[parte_reu_nome_completo], $[parte_reu_nacionalidade], $[parte_reu_estado_civil], $[parte_reu_profissao], inscrito no $[parte_reu_cpf] e $[parte_reu_rg], residente e domiciliado na $[parte_reu_endereco_completo], passando a expor e requerer ao final o quanto segue:

 

DO MENOR

 

$[geral_informacao_generica], brasileiro, solteiro, menor, nascido em  $[geral_data_generica],  conforme se faz prova da inclusa certidão de nascimento registrada sob Nº $[geral_informacao_generica do Registro civil da Comarca de $[geral_informacao_generica]. 

 

DA MÃE

 

Conforme pode ser confirmado através da declaração em anexo, emitida por $[geral_informacao_generica], com firma reconhecida, a genitora do menor $[geral_informacao_generica], ela estará ausente da Comarca de $[processo_comarca] por tempo indeterminado, sem previsão de retorno, tendo ela declarado que a guarda permanecerá exclusivamente com o REQUERENTE.

 

Diante de tal situação, o REQUERENTE, para fazer valer seu direito e diante da declaração exarada pela REQUERIDA, vem perante este douto juízo requerer o quanto segue:

 

DO PEDIDO

 

1) GUARDA EXCLUSIVA DO MENOR $[geral_informacao_generica] ao REQUERENTE  $[geral_informacao_generica nos termos do artigo 33  parágrafo 2º da Lei 8069/06

 

GUARDA DE FILHO. PREVALÊNCIA DO INTERESSE DA CRIANÇA.- O princípio orientador das decisões sobre a guarda de filhos é o de preservar o interesse da criança, que há de ser criada no ambiente que melhor assegure o seu bem-estar físico e espiritual, seja com a mãe, com o pai ou mesmo com terceiro. No caso, trata-se de uma criança, hoje com oito anos de idade, que desde os primeiros meses de vida sempre esteve sob a guarda do pai e sob os cuidados da avó paterna, que lhe oferecem boas condições materiais e afetivas, com estudo social favorável à conservação dessa situação. REsp 469.914-RS, Rel. Min. Ruy Rosado, julgado em 4/2/2003.in)

 

"Direito Civil - Família - Ação de Guarda - Laudo pericial conclusivo. Circunstância excepcional para alteração da guarda. 1 - A guarda tem por finalidade o amparo e a proteção ao menor, tanto no que diz respeito à assistência econômica, como também no que se refere ao amparo moral, emocional e disciplinar de que necessita uma criança para ver definido quem é a autoridade em sua vida, devendo ser preservada sua rotina e o contato freqüente…

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 89,90
Mais escolhido
/mês

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca Avançada de Jurisprudência

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Gerador de Petições com IA
3 créditos /mês

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Continue navegando
família
menor
ação de guarda
modelo de inicial
douto juízo