Direito Civil

[Modelo] de Contrarrazões à Apelação | Ilegalidade da Taxa de Registro de Contrato Bancário

Resumo com Inteligência Artificial

Modelo de contrarrazões à apelação que discute a ilegalidade da taxa de registro de contrato bancário. Argumenta que a cobrança é abusiva e não justificada, pois não há comprovação de registro e onera indevidamente o consumidor. Requer a manutenção da sentença que declarou a nulidade da tarifa.

0visualizações

0downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUÍZ DE DIREITO DA $[processo_vara]ª VARA CÍVEL DA COMARCA De $[processo_comarca]/$[processo_uf]

 

 

 

 

 

Processo: $[processo_numero_cnj]

 

 

 

 

 

$[parte_autor_nome], devidamente qualificado nos autos em epígrafe, ajuizado em face de $[parte_autor_nome_completo], por sua atual procuradora, que está subscreve, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência,

 

CONTRARRAZÕES AO RECURSO DE APELAÇÃO

 

interposto pelo réu, o que faz com as razões adiante discriminadas.

 

Oportunamente, requer a habilitação da nova patrona aos autos, nos termos do artigo 272 do Código de Processo Civil, sob pena de nulidade, que todas as notificações, intimações e publicações sejam realizadas EXCLUSIVAMENTE em nome desta atual patrona, $[advogado_nome_completo], OAB $[advogado_oab], requerendo ainda a exclusão do patrono anterior para que não mais receba futuras intimações.

 

Termos em que,

Pede deferimento.

 

$[advogado_cidade], $[geral_data_extenso].

 

$[advogado_assinatura].

 

 

Apelante: $[parte_reu_nome_completo]

Apelado: $[parte_autor_nome_completo]

Processo: $[processo_numero_cnj]

Origem: $[processo_vara]

 

CONTRARRAZÕES AO RECURSO DE APELAÇÃO

 

Egrégio Tribunal,

Colenda Câmara,

Eméritos Julgadores

 

BREVE RESUMO DOS AUTOS

 

Trata-se de ação revisional do contrato bancário do veículo automotor Fiat Siena, julgada parcialmente procedente, declarando nula a cobrança da tarifa de “avaliação”.

 

Inconformada com a r. sentença, a parte autora insurge com o presente recurso de apelação.

 

É a síntese do necessário.

 

DA MANUTENÇÃO DA R. SENTENÇA

 

Bem lançada a r. sentença.

 

Inegável que é ilegal a cobrança de taxa de registro do contrato, bem como das demais tarifas citadas acima, já que este encargo decorre da própria natureza do negócio da instituição financeira, estando embutido no preço dos juros cobrados.

 

Mesmo que prevista em contrato, essa cobrança é abusiva. O ônus não pode ser transferido ao consumidor em hipótese alguma, e a empresa deve oferecer uma forma de pagamento que não seja onerosa.

 

Ora o banco já recebe sua remuneração, os juros pelo capital emprestado, e não demonstrou qualquer registro que tenha efetuado do contrato. No entanto, criam diversas cobranças com a finalidade de aproveitar ao máximo a fragilidade dos consumidores.

 

Vale destacar a completa falta de detalhamento no contrato sobre a que registro se trata. Não se sabe a que registro se refere à cláusula que previu a cobrança, ou seja, onde seria efetuado e qual a finalidade desse registro. Também não há qualquer comprovação de que esse registro tenha efetivamente sido feito.

 

Diante dessa omissão, restam supor duas alternativas: registro do contrato perante o Cartório de Títulos e Documentos ou inclusão de gravame perante o Detran.

 

Sobre a primeira hipótese (Cartório), questiona-se sobre a via do contrato que deveria estar anexa ao contrasto, ou ao menos fazendo constar alguma anotação ou carimbo confirmando que de fato tenha sido apresentado o contrato registro em Cartório de Títulos e Documentos. Entretanto, não há nada neste sentido, o que leva a crer que não houve na prática qualquer registro por parte do Requerido.

 

Nesta toada, é insustentável a pretensão de ressarcimento do pagamento dos emolumentos desse registro.

 

Como segunda possível alternativa, poderia estar se referindo à inclusão do gravame perante o Detran, mas também nesta hipótese, o valor inserido no contrato seria indevido, posto que a inclusão do gravame eletrônico no prontuário do veículo perante o Departamento de Trânsito não pode ser cobrada do financiado, uma vez que tal procedimento é …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.