Direito de Família

[Modelo] de Contestação em Ação de Alimentos | Justiça Gratuita e Proposta de Pensão

Resumo com Inteligência Artificial

Contestação à Ação de Alimentos, alegando impossibilidade de pagamento do valor solicitado devido à condição de desemprego do requerido. Pede Justiça Gratuita e propõe pensão de 20% do salário-mínimo para cada filho, em razão de suas limitações financeiras.

30visualizações

9downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE CIDADE, ESTADO DE ESTADO

 

 

 

Processo nº Número do Processo

Requerentes: Nome Completo

Requerido: Nome Completo

 

SEGREDO DE JUSTIÇA

 

 

Nome, nacionalidade, estado civil, profissão, portador da Cédula de Identidade nº Inserir RG, inscrito no CPF sob o nº Inserir CPF residente e domiciliado na Inserir Endereço, por meio de seu advogado que esta subscreve (procuração às fls. 31), com endereço indicado no rodapé, vem, perante Vossa Excelência apresentar

CONTESTAÇÃO À AÇÃO DE ALIMENTOS

que segue pelo rito especial, movida por Nome Completo, em curso diante deste Douto Juízo e distinto Cartório do Ofício Judicial Cível, pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos:

 

1. REQUERIMENTO PRELIMINAR – DO BENEFÍCIO DA JUSTIÇA GRATUITA

 

O requerido é pessoa simples e não possui condições de arcar com os ônus processuais, sob pena de sério comprometimento de seu sustento. Para tanto, aproveita para juntar cópia de sua CTPS, que comprova a sua hipossuficiência.

 

Nos termos das Leis n.º 1.060/50 e 7.115/83, o requerido declara para os devidos fins e sob as penas da Lei ser pobre e não tendo como arcar com o pagamento de custas e demais despesas processuais sem prejuízo do próprio sustento e de sua família, pelo que requer os benefícios da justiça gratuita.

2. DOS FATOS 

Aduzem os requerentes que são filhos do requerido e que dele não vêm recebendo ajuda financeira.

 

Deixou de apontar, no entanto, quais seriam as suas necessidades e, segunda pensa, as possibilidades do alimentante, asseverando que o requerido exerce a profissão de frentista no posto de gasolina “Informação Omitida”.

 

Concluiu pedindo fossem fixados os alimentos mensais devidos pelo pai aos filhos no valor de 30% de seus rendimentos líquidos.

 

Ocorre que, desde meados de Agosto de 2014, o requerido não mais exerce função remunerada, estando atualmente na condição de desempregado.

 

Em síntese, os fatos. Passamos ao mérito.

3. DA REAL POSSIBILIDADE DO ALIMENTANTE

Ab initio¸ é conveniente a fixação judicial dos alimentos devidos, com o escopo de assinalar de forma clara e transparente as obrigações do alimentante. Todavia, com escopo de realizar este propósito, se faz necessário esclarecer qual é a real situação financeira do genitor e os limites que entende serem razoáveis para a pensão devida.

 

Recentemente o requerido está na condiçã…

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.