Direito Constitucional

Direitos Fundamentais

Atualizado 24/04/2024

1 min. de leitura

Os direitos fundamentais são as garantias de cada indivíduo trazidas na Constituição Federal de 1988, e têm sua origem na Declaração dos Direitos Humanos.

Para o advogado, tais direitos são de extrema relevância, pois asseguram um processo judicial justo e equitativo, podendo ancorar uma série de teses em favor de seus clientes.

Neste artigo, vamos conhecer mais as características dos direitos fundamentais e direitos humanos, para que você possa aplicá-los com mais precisão no seu dia a dia.

Boa leitura!

Acessos aos melhores modelos de petição.

O que são os direitos fundamentais?

Os direitos fundamentais são os direitos individuais básicos garantidos a todos os cidadãos de um país.

São as garantias fundamentais, mínimas, para assegurar a dignidade da pessoa humana.

Na prática, os direitos fundamentais materializam as garantias fundamentais previstas na Constituição Federal - e deles derivam uma série de legislações que regulamentam como será sua aplicação e exercício.

Existem, ainda, direitos fundamentais que são direitos coletivos de uma sociedade, que impede o abuso do Poder Estatal - afastando regimes autoritários, abusivos e ditatoriais.

As principais características dos direitos fundamentais são:

  • Universalidade: deve ser aplicado a todo e qualquer ser humano, indistintamente;

  • Efetividade: deve ser objetivo do Estado Democrático de Direito, e garantido tanto pelo Governo como pela sociedade;

  • Imprescritibilidade: seu exercício não é afetado pelo decurso do tempo;

  • Inalienabilidade: não está disponível para transações comerciais com terceiros;

  • Irrenunciabilidade: não pode ser renunciado por seu titular.

Quais são os direitos fundamentais?

Os direitos fundamentais previstos no Artigo 5º da Constituição Federal de 1988 - sendo os principais os seguintes:

  • Direito à Vida;

  • Direito à Liberdade;

  • Direito à Igualdade;

  • Direitos Políticos;

  • Direitos Sociais;

  • Direito à Segurança;

  • Direito à Propriedade;

  • Direito ao Acesso à Justiça.

Vamos compreender cada um deste importantes direitos fundamentais trazidos pelo texto constitucional.

Desconto no PIX.

Direito à Vida

O direito à vida é o mais básico e elementar dos direitos humanos e, claro, dos direitos fundamentais.

Trata-se do direito a ter uma vida, o que ancora discussões jurídicas relevantes, como a pena de morte, o abordo e a eutanásia.

Sendo a vida um bem jurídico do ser humano que recebe a proteção de toda a sociedade, é criminalizado o aborto e a incitação ao suicídio, por exemplo.

E não basta uma vida, ela deve ser exercida com dignidade humana, da qual decorrem os direitos sociais da saúde, moradia, educação, lazer, etc.

Direito à Liberdade

O direito à liberdade inclui diversos aspectos dos direitos individuais, a começar pelo direito de ir e vir, a pensar e expressão sua opinião, chegando até a liberdade religiosa.

Este direito embasa, por exemplo, o remédio constitucional do habeas corpus.

Direito à Igualdade

O direito à igualdade vem sendo modernamente entendido como o direito à isonomia, e tanto proíbe discriminações em razão de sexo, credo, raça, idade, ou qualquer outro aspecto, como também promove a inserção de minorias, equalizando o acesso aos direitos e garantias fundamentais.

É com base neste direito, por exemplo, que temos o sistema de cotas para o acesso ao ensino superior e em concursos públicos.

Modelos em Word.

Direitos Políticos

Os direitos políticos consistem no direito de votar e ser votado, e também na liberdade de reunião e associação que toda pessoa humana possui, como parte da sociedade - devendo este direito ser objeto de proteção pelo Estado.

Direitos Sociais

Os direitos sociais são um conjunto de direitos e garantias fundamentais previstos no Artigo 6º da Constituição Federal de 1988, e englobam aspectos importantes da vida do ser humano, a saber:

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

Parágrafo único. Todo brasileiro em situação de vulnerabilidade social terá direito a uma renda básica familiar, garantida pelo poder público em programa permanente de transferência de renda, cujas normas e requisitos de acesso serão determinados em lei, observada a legislação fiscal e orçamentária    

Direito à Segurança

O direito à segurança é um dos direitos fundamentais que, embora tutelado pelo texto constitucional, é bastante questionado pela população, pois não percebe sua implementação no dia a dia.

Porém, é com base no direito à segurança que o Estado mantém todo um aparato militar e policial: para proteger o território e a autonomia nacional, bem como para preservar a ordem na sociedade.

Direito à Propriedade

O direito à propriedade não só garante o respeito à propriedade privada, como serve de amparo para políticas de reforma agrária.

Dele nascem institutos jurídicos importantes, como o REURB (Programa de Regularização Fundiária Urbana) e a usucapião especial rural.

Além, claro, das ações de reintegração e manutenção de posse.

Melhor conteúdo jurídico.

Direito ao Acesso à Justiça

O direito ao acesso à Justiça é um dos mais relevantes para o advogado, pois é à partir de dele que são construídas as bases do processo judicial, sendo os direitos e garantias fundamentais aplicados à partir da ampla defesa, do contraditório e da sistemática recursal.

Além disso, temos nele a origem do instituto da assistência judiciária gratuita, bem como de ações judiciais como o mandado de segurança, o habeas corpus, o mandado de injunção, o habeas data e a ação popular.

Qual a previsão legal dos direitos fundamentais na Constituição Federal de 1988?

Os direitos fundamentais estão previstos no Título II da Constituição Federal, que começa por seu mais famoso dispositivo: o Artigo 5º.

E, por esta razão, ela é conhecida como Constituição Cidadã - pela extrema atenção com que tratou os direitos humanos e os direitos sociais.

Vejamos, então, os principias trechos dos dispositivos constitucionais que tratam dos direitos fundamentais de todo cidadão:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

...

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. 

...

Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

...

Art. 8º É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte:

...

Art. 9º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.

...

Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

Além destes, não podemos deixar de fora o Art. 12 da Constituição Federal, que traz o direito à nacionalidade.

Modelos de Direito Civil.

Direitos Fundamentais são Direitos Humanos?

Na prática, os direitos fundamentais são direitos humanos.

Ocorre que alguns doutrinadores costumam se referir a direitos fundamentais como aqueles que sofreram a positivação pelo direito - ou seja, aqueles que possuem expressa previsão legal.

Enquanto que os direitos humanos seriam os direitos fruto de tratados e convenções internacionais - que não necessariamente foram fruto do processo legislativo brasileiro.

Direitos Fundamentais e o Acesso à Internet

Um dos direitos fundamentais mais recentes é o direito ao acesso à internet.

Embora não esteja previsto na Constituição Federal, ele é imprescindível para o exercício de uma série de outros direitos, como o direito à informação e à liberdade intelectual e de expressão.

O avanço da internet fez com que ela se torne imprescindível para que qualquer cidadão exerça, com plenitude, seus direitos fundamentais.

Porém, como não está previsto na CF/88, há hoje a PEC nº. 47/2021, que inclui o acesso à internet do rol dos direitos fundamentais previstos no Artigo 5º.

Modelos de Direito Penal.

Qual a função dos direitos fundamentais?

A função dos direitos fundamentais é assegurar ao cidadão o mínimo para ter uma vida digna, protegendo-o da atuação irregular e abusiva do Estado.

Além disso, eles firmam as bases do desenvolvimento nacional e norteiam as políticas púbicas - servindo como instrumento de efetivação da justiça social e de promoção da igualdade.

Qual a diferença entre direitos e garantias fundamentais?

Sendo bastante prático, as garantias fundamentais são os mecanismos que garantem a efetividade dos direitos fundamentais.

Apesar de serem institutos jurídicos semelhantes, os direitos fundamentais estão relacionados à previsão legal maior, constitucional, de valores e premissas que irão ensejar a criação das garantias fundamentais, materializadas por procedimentos específicos - como o habeas corpus, a política de cotas, a usucapião, etc.

Modelos de Direito Trabalhista.

O que é colisão de direitos fundamentais?

A colisão de direitos fundamentais ocorre quando o exercício de um direito por um cidadão acaba por interferir indevidamente na esfera jurídica de outro.

O exemplo clássico está na liberdade de expressão colidindo com o direito à honra.

Por exemplo: ao emitir sua opinião, a pessoa acaba por ofender um terceiro, de forma indevida.

Outro caso, ainda mais complexo, está no direito à vida, em conflito com a liberdade religiosa em crenças que proíbem a transfusão de sangue.

Nestes casos, cabe ao Poder Judiciário analisar qual direito fundamental deve prevalecer no caso em concreto.

Conclusão

O conhecimento dos direitos fundamentais pelo advogado é fundamental para que possa elaborar peças jurídicas com maior densidade de conteúdo, demonstrando ao juiz que o direito buscado vai além da aplicação fria do texto legal - envolvendo bens jurídicos maiores, pertencentes aos direitos e garantias fundamentais.

Em mais de 20 anos de advocacia, nossas melhores teses sempre foram construídas à partir de direitos fundamentais que embasavam o pleito de nossos clientes - permitindo uma discussão muito além da fria aplicação da lei.

Durante toda nossa experiência, pudemos construir, à partir de casos práticos, modelos de petições e fluxogramas dos principais procedimentos jurídicos, que tornaram a atuação de nossos advogados muito mais célere e efetivas - e que agora disponibilizamos para nossa base de assinantes.

Roteiros dos principais procedimentos jurídicos.

Mais conteúdo sobre direito constitucional

Fluxograma sobre os direitos sociais.

Fluxograma sobre os princípios fundamentais da Constituição Federal.

Fluxograma sobre mandado de segurança.

Fluxograma sobre habeas corpus.

Modelo de mandado de segurança em processo administrativo disciplinar.

Modelo de habeas corpus em prisão em flagrante.

Modelo de habeas corpus preventivo por justo receio de prisão.

Caso precise de algum modelo mais específico, o e-mail do JusDocs está à sua disposição para qualquer solicitação!

Foto de Carlos Stoever

Carlos Stoever

(Advogado Especialista em Direito Público)

Advogado. Especialista em Direito Público pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Consultor de Empresas formado pela Fundação Getúlio Vargas. Palestrante na área de Licitações e Contratos Administrativos, em cursos abertos e in company. Consultor em Processos Licitatórios e na Gestão de Contratos Públicos.

@calos-stoever