Direito Civil

[Modelo] de Ação de Cobrança | Cheques Não Pagos e Inadimplemento

Resumo com Inteligência Artificial

Ação de cobrança proposta pelo credor para receber valores de 2 cheques não pagos. Requer pagamento com atualização monetária desde o vencimento e juros de 1% ao mês. Alega inadimplemento do requerido e prescrição da execução dos cheques, buscando tutela jurisdicional.

16visualizações

7downloads

Sobre este documento

Petição

AO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA $[processo_comarca].

 

 

 

 

 

 

$[parte_autor_nome_completo],$[parte_autor_nacionalidade], $[parte_autor_estado_civil], $[parte_autor_profissao], portador da Carteira de Identidade nº. $[parte_autor_rg], inscrito no CPF sob o nº.$[parte_autor_cpf], residente e domiciliado na $[parte_autor_endereco_completo], vem, à presença de Vossa Excelência, por sua advogada que esta subscreve (procuração anexa), vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, com fundamento no artigo 319 e seguintes do Código de Processo Civil e Lei nº. 9.099/95, propor a presente

 AÇÃO DE COBRANÇA

em face de $[parte_reu_nome_completo], residente e domiciliado à Rua $[parte_reu_endereco_completo], pelas razões de fato e de direito a seguir expostas.

DOS FATOS

 

O Requerente é credor da quantia de $[geral_informacao_generica], representada por 02 (dois) cheques emitidos pelo Requerido (cártulas em anexo), quais sejam:

 

a) cheque número $[geral_informacao_generica], da conta corrente número $[geral_informacao_generica], da agência$[geral_informacao_generica], Banco$[geral_informacao_generica], no valor de $[geral_informacao_generica], com vencimento na data de $[geral_informacao_generica];

 

b) cheque número $[geral_informacao_generica], da conta corrente número $[geral_informacao_generica], da agência$[geral_informacao_generica], Banco $[geral_informacao_generica], no valor de$[geral_informacao_generica], com vencimento na data de $[geral_informacao_generica];

 

Ocorre que no respectivo vencimento, o Requerente não logrou êxito quanto ao recebimento.

 

Dessarte, a pretensão do Requerente é tão somente receber o que lhe é devido, com atualização monetária a contar da data do vencimento das cártulas, e a partir da citação, deverão correr juros na proporção de 1% (um por cento) ao mês.

DO DIREITO

 

O Requerente tinha expectativa de recebimento amigável e voluntário do valor constante no cheque em anexo, por conta disso ensejou na prescrição da execução do referido título de crédito, cujo prazo legal, é de tão somente seis meses.

 

Estando o cheque prescrito, impossível é seu recebimento mediante o procedimento para execução de título executivo extrajudicial, de modo que, a cobrança somente poderá efetivar-se por meio da medida processual ora invocada.

 

De acordo com o princípio da obrigatoriedade dos contratos estes devem ser cumpridos. O não cumprimento acarreta, em consequência, a responsabilidade por parte do inadimplente, conforme preceitua o artigo 389, do Código Civil: “Art. 389. Não cumprida a obrigação, responde o devedor por perdas e danos, mais juros e atualizações monetárias segundo índices oficiais regularmente …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.