Agora você pode gerar documentos jurídicos com segurança utilizando nossa Inteligência Artificial!
Não fique com dúvidas
Confira as perguntas frequentes
Ainda com dúvidas? Entre em contato com nossa equipe de especialistas.
A RPV é um procedimento utilizado para requisitar o pagamento de valores devidos por entes públicos, desde que não ultrapassem o limite estabelecido por lei, que varia conforme o ente devedor.
A concordância com o valor apresentado é formalizada por meio de uma petição ao juiz responsável pelo caso, na qual a parte exequente declara não se opor ao valor apurado e requer o prosseguimento do feito.
Para solicitar a expedição de uma RPV, a parte exequente deve apresentar uma petição ao juiz, concordando com o valor devido e pedindo a emissão da requisição para pagamento do valor.
Os requisitos incluem a concordância com o valor devido, o valor estar dentro do limite definido por lei, e a apresentação de uma petição ao juiz solicitando a expedição da RPV.
A principal diferença é o limite de valor: RPVs são utilizadas para valores menores, enquanto precatórios são para valores acima do limite legal. Além disso, RPVs têm um procedimento de pagamento mais rápido.
O prazo para pagamento de uma RPV é geralmente de 60 dias a partir de sua expedição, conforme previsto na legislação vigente.
Ainda com dúvidas? Entre em contato com nossa equipe de especialistas.