Direito do Trabalho

Limites do testamento: quais bens podem ser testados?

Atualizado 29/06/2023

2 min. de leitura

Limites do testamento: quais bens podem ser testados?

Os limites do testamento é tema de sucessivos conflitos nos inventários – gerando discussão entre os herdeiros e comprometendo os laços familiares.

O que é um testamento?

Testamento é um documento pelo qual uma pessoa expressa a sua última vontade, mencionando e especificando quais os seus desejos, após o seu falecimento.

Este documento tem por característica a manifestação livre de vontade, podendo dispor dos mais diversos assuntos possíveis.

Dentre os principais a disposição dos bens de seu patrimônio.

Como é feito o testamento?

A lei não exige formalidades, mas na maioria das vezes é feitos das seguintes formas:

  • Público é aquele elaborado por um tabelião, diante de 2 testemunhas, por meio de escritura pública;
  • Particular é aquele feito a mão ou digitado, não podendo conter rasuras e requer 3 testemunhas
  • Cerrado é aquele escrito pelo próprio testador ou por um terceiro, mas dever ser aprovado por um tabelião, devendo também preencher os requisitos legais, é sigiloso.

Todos os bens podem ser tratados no testamento?

Em regra geral conforme previsão do Art.1.857, a pessoa pode dispor por meio do testamento, da totalidade de seus bens, não podendo ser incluída neste, a parte legítima dos herdeiros necessários.

Mas, sim todo o patrimônio pode ser tratado no testamento, desde que resguardada a fração dos herdeiros necessários, conforme entendimento STJ.

O entendimento é de que a previsão do código civil dever ser verificada com as demais normas a respeito do assunto, sucessão.

Devendo a interpretação resguardar a vontade do testador em concomitância com a proteção dos bens reservados aos herdeiros necessários.

Não ficando assim, impedida a menção da parte indisponível do patrimônio, desde que o testamento não acarrete na diminuição da fatia destina a estes.

Se não há vícios no testamento, respeitados os limites legais deve a vontade deste ser soberana.

O que significa ser herdeiro?

Herdeiro é aquele que possui vínculo sanguíneo ou recebe bens na forma de testamento ou doação.

Quem são os herdeiros necessários?

Herdeiros necessários são aquelas pessoas que compõe a sucessão legítima, ou seja, aqueles que detêm o direito de herança obrigatório, que porcentagem dos bens deve ser respeitada, são eles:

  • Descendentes
  • Ascendentes
  • Cônjuge

Qual a fatia do patrimônio que cabe aos herdeiros necessários?

Cabe aos herdeiros necessários a fatia de 50% do patrimônio do autor da herança, esta fração chama-se de parte indisponível do patrimônio.

Isso porque ela é reservada para estes herdeiros, os necessários, também conhecidos como legatários.

E os herdeiros testamentários quem são?

São aqueles herdeiros que nascem com o testamento, isto porque são aquelas pessoas, podendo ser física ou jurídica, a quem o testador destinou parte de seu patrimônio disponível.

Foto de Carlos Stoever

Carlos Stoever

(Advogado Especialista em Direito Público)

Advogado. Especialista em Direito Público pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Consultor de Empresas formado pela Fundação Getúlio Vargas. Palestrante na área de Licitações e Contratos Administrativos, em cursos abertos e in company. Consultor em Processos Licitatórios e na Gestão de Contratos Públicos.

@calos-stoever

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.