Modelo de petição pedido de juntada de procuração - substabelecimento, em que a reclamada peticiona requerendo a juntada de procuração e substabelecimento em uma peça trabalhista.
Para que serve o substabelecimento?
Uma petição de substabelecimento é a forma utilizada para transferir ou compartilhar poderes de representação legal de um advogado para outro. Isso acontece quando um advogado, já possuindo a procuração do cliente, decide delegar esses poderes a um colega advogado.
Sobre o assunto, o art. 667, do Código Civil:
Art. 667. O mandatário é obrigado a aplicar toda sua diligência habitual na execução do mandato, e a indenizar qualquer prejuízo causado por culpa sua ou daquele a quem substabelecer, sem autorização, poderes que devia exercer pessoalmente.
§ 1 o Se, não obstante proibição do mandante, o mandatário se fizer substituir na execução do mandato, responderá ao seu constituinte pelos prejuízos ocorridos sob a gerência do substituto, embora provenientes de caso fortuito, salvo provando que o caso teria sobrevindo, ainda que não tivesse havido substabelecimento.
§ 2 o Havendo poderes de substabelecer, só serão imputáveis ao mandatário os danos causados pelo substabelecido, se tiver agido com culpa na escolha deste ou nas instruções dadas a ele.
§ 3 o Se a proibição de substabelecer constar da procuração, os atos praticados pelo substabelecido não obrigam o mandante, salvo ratificação expressa, que retroagirá à data do ato.
§ 4 o Sendo omissa a procuração quanto ao substabelecimento, o procurador será responsável se o substabelecido proceder culposamente.
Qual a diferente entre substabelecimento sem reserva e com reserva de poderes?
Amplos poderes são a autorização ampla e geral concedida a um advogado para agir em nome do cliente em diversas ações jurídicas, como representações em juízo, assinaturas de documentos e negociações. Aqui, o advogado original cede integralmente os poderes recebidos a outro advogado, renunciando a todos eles e deixando de atuar no processo.
Por outro lado, reserva de poderes ocorre quando um advogado transfere alguns, mas não todos, os poderes para outro advogado, mantendo ainda a capacidade de agir em nome do cliente em certas questões, as quais são determinadas no instrumento de procuração.
Mais conteúdo sobre procurações
Modelo de carta de renúncia
Modelo de procuração para representar pessoa falecida
Modelo de procuração eletrônica com representação online simplificada