Petição
EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DA MMª ___ VARA DO TRABALHO DE CIDADE – UF
Autos nº: ATOrd Número do Processo
Nome Completo, já devidamente qualificada nos autos de reclamatória trabalhista em epígrafe, respeitosamente vem à presença de Vossa Excelência, por intermédio de seus procuradores e advogados subscritores, para apresentar seus
QUESITOS À PERÍCIA ERGONÔMICA
Aos quais pede-se ao ilustre expert que, com todo o respeito, responda de forma direta às questões formuladas, sem remissão ou referência ao item do laudo em que entenda se encontrar a resposta, bem como transcreva os quesitos formulados na elaboração das respostas e esclarecimentos, facilitando a sua leitura e compreensão pelas partes e pelo MM. Juízo.
01. Queira a perícia, de forma circunstanciada, identificar e detalhar os postos de trabalho ocupados pela parte pericianda, bem como as funções e atividades por ela desempenhadas durante o contrato de trabalho.
02. Considerando os postos de trabalho ocupados e as atividades que a parte autora desenvolvia na empresa reclamada, que tipos de posturas e movimentos ela necessitava realizar e que membros ou segmentos corporais eram demandados nestes movimentos?
03. Queira a perícia, de forma circunstanciada, detalhar os gestos, movimentos corporais e os esforços realizados pela parte obreira durante sua rotina de trabalho, especialmente no que tange a segmentos corporais de ombros e braços (MMSS) no que pertine à análise ergonômica do trabalho. No mesmo desiderato, incluir a análise da amplitude dos movimentos realizados, bem como a sua frequência, notadamente para os segmentos corporais antes indicados.
04. Esclareça a perícia se a parte obreira precisava realizar atividades profissionais que exigiam movimentos repetitivos com os braços? Caso positivo, esclarecer a intensidade, velocidade e frequência destes movimentos.
05. As atividades desempenhadas pela parte reclamante, nos postos de trabalho que ocupava, demandavam esforço físico e/ou movimentos de força com membros superiores ou partes destes? Caso positivo, queira a perícia esclarecer a intensidade e a frequência destes esforços.
06. As atividades desempenhadas pela parte reclamante nos postos de trabalho que ocupava, demandavam rapidez e/ou movimentos repetitivos com membros superiores? Caso positivo, queira a perícia esclarecer a velocidade e/ou frequência destes esforços.
07. Neste desiderato, existia alguma sobrecarga biomecânica em membros superiores?
08. Nas suas atividades de trabalho a parte obreira precisava levantar, mover ou transportar pesos? Estes eram superiores a 23 Kg ou tais movimentações de pesos ocorriam mais que uma vez a cada 5 minutos?
09. As tarefas exigiam que a parte obreira permanecesse em postura de flexão de tronco, ou elevação de membros superiores acima da linha dos ombros? Por quanto tempo ou em que frequência?
10. As ações técnicas realizadas no trabalho permitiam que o corpo trabalhasse de forma simétrica, sem desvios laterais ou torções?
11. As tarefas exigiam que a parte obreira permanecesse mais do que uma hora na mesma postura, seja sentado, seja em pé, para a execução das atividades?
12. A postura no trabalho (seja de pé, seja sentado, seja semissentado) poderia ser mantida com bom grau de conforto?
13. As posturas adotadas no ambiente de trabalho, em razão dos movimentos exigidos …