Direito Civil

[Modelo] de Ação Ordinária com Pedido de Tutela Antecipada | Vaga em Creche para Menor

Resumo com Inteligência Artificial

Genitora requer vaga em creche para sua filha, alegando que ambos os pais trabalham e não têm quem cuidar da criança. Fundamenta o pedido no direito à educação e na necessidade de tutela antecipada para garantir matrícula imediata, dado o direito constitucional da menor à educação próxima de sua residência.

30visualizações

3downloads

Sobre este documento

Petição

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ VARA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DA COMARCA DE CIDADEUF

 

 

 

 

 

DISTRIBUIÇÃO URGENTE

PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA

PEDIDO DE CONCESSÃO DE ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA

 

 

 

 

 

Nome Completo, maioridade, neste ato representada por sua genitora Representante Legal, portadora do Inserir CPF, residentes e domiciliadas na Inserir Endereço, atuando em causa própria, vem à presença de Vossa Excelência, ajuizar

AÇÃO ORDINÁRIA COM PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA

contra o MUNICÍPIO DE Razão Social, pessoa jurídica de direito público, inscrita no CNPJ sob o nº Inserir CNPJ, com sede na Inserir Endereço, com fundamento nos fatos e razões a seguir deduzidos.

DOS FATOS

Autora, menor impúbere, nascida em 03 de Agosto de 2016 é moradora do bairro Informação Omitida, em CIDADE, tendo em vista que seu genitor trabalha fora e sua genitora confeiteira, necessitam trabalhar para fim de prover ao sustento da família, e, com isso, não tem onde e nem com quem deixar sua filha. 

 

Neste sentido, a genitora da autora, procurou a Creche Informação Omitida, localizada na Rua Informação Omitida, visando o atendimento da autora, com vaga na creche no período da tarde. A referida instituição foi indicada à genitora pelo próprio órgão de Educação da Prefeitura desta Municipalidade, sendo a escolhida em razão de sua localização, afirmada como sendo a mais próxima da residência da requerente. Ocorre que fora afirmado à genitora da autora que não seria possível o atendimento desta vez que “não existia a vaga” necessária.

 

Não obstante isto, a frequência à creche, consiste em direito fundamental desta, enquanto menor, para efetivação indispensável à sua boa formação e educação.

 

Além disso, é notório que o local de trabalho da mãe não é o ambiente adequado para um crescimento saudável da criança, tanto que a Constituição Federal prestigia a educação infantil, como forma de propiciar o desenvolvimento integral das crianças de zero a seis anos de idade, o atendimento em creches e unidades de pré-escola (artigo 208, inciso IV, CF).

 

Observa-se, portanto, que além da necessidade imposta pelo fato de que a genitora precisa trabalhar, o atendimento da criança em creche e a frequência desta à pré-escola são direitos garantidos constitucionalmente que devem ser respeitados e efetivados.

 

Conquanto, é mister salientar que é dever do Estado- Juiz intervir para tutelar o direito à educação do autor, de forma que esta aufira uma vaga em uma instituição municipal e próxima a sua residência.

II. DOS FUNDAMENTOS JURÍDICOS

Diante dos fatos supracitados, fica cristalino que a autora, necessita de uma Creche, objeto da presente demanda, posto que é imprescindível para a educação da menor.

 

A Carta Magna disciplina os dirteitos sociais em seu art. 6º sendo eles “a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados”; assim, tanto o direito do autor esta assegurado.

 

Ainda, a Constituição Federal dispõe em diversos artigos que é dever do Município zelar pela educação, in verbis:

 

Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:

V - proporcionar os meios de acesso à cultura, à educação e à ciência;

Art. 30. Compete aos Municípios:

VI - manter, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, programas de educação infantil e de ensino fundamental;

 

Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

 

Ademais, o art. 208 da Constituição Federal dispões que o dever do Estado à educação será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita; conclui-se …

Assine JusDocs

O conteúdo completo desta peça é exclusivo para assinantes do Plano Básico

Tenha acesso imediato a esta e muitas outras Petições elaboradas por advogados especialistas.

Assine agora e cancele quando quiser.
Avançado
R$ 99,90
/mêsFaturado mensalmente

+30 mil petições utilizadas na prática

Busca avançada de Jurisprudência

Jurimetria Inteligente Saiba sua real chance de êxito em cada processo

Petições Premium atualizadas e revisadas pelo JusDocs

Fluxogramas jurídicos para auxiliar na tomada de decisão

Editor de documentos com inteligência artificial

Gerador de Petições com IA
5 créditos /mês

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com nossa Política de Privacidade.